No sábado, dia 28 de outubro, abriu portas, em Linda-a-Velha, a Associação solidária Heróis com capa. Esta livraria solidária deu lugar à anterior Book-A-Wish que tinha nascido de um projeto que estava relacionado com a causa que os responsáveis apoiavam, a fundação Make-A-Wish.
A reabertura da livraria com um novo nome e muitas novidades prende-se com o desejo de apoiar outras causas, para além da Make-A-Wish.
A livraria pode ser visitada, por enquanto, no Tribus Estúdio d’Arte, no número 3 da Calçada Chafariz, em Linda-a-Velha, todos os sábados, entre as 14h30 e as 18h30. Por lá, estarão as madrinhas e os voluntários da Heróis com Capa, a receber todos aqueles que queiram comprar ou doar livros. Uma equipa que se dedica de corpo e alma a este projeto, que se mantém fiel à sua essência.
Os responsáveis pela Associação afirmam que aceitam todo o tipo de livros. Desde adultos a infantis. Contemporâneos ou mais antigos. Assim, nesta livraria encontra de tudo um pouco e de acordo com o género que goste mais de ler: policiais, romances, livros de viagens, de História e Ciência, infantis e juvenis, entre muitas outras categorias - todas bem identificadas. Os livros em segunda mão ganham, assim, uma nova vida. Pelo meio, funcionam como agentes para apoiar boas causas, enquanto promovem a reutilização dos mesmos.
Os valores, quase simbólicos, são revertidos para fundações e instituições que a Heróis com Capa decida ajudar.
Além disso, a livraria quer também promover e acolher eventos relacionados com a literatura e atividades socioculturais, que aproximem as pessoas entre si, e dos próprios livros. É com este propósito que a Heróis com Capa vai passar a receber os encontros do Clube de Leitores Solidários, “Mais que Palavras”, organizado por Sara, uma das voluntárias da livraria, que criou uma página no Instagram para partilhar as suas leituras.
O primeiro encontro vai acontecer na manhã de quarta-feira, dia 1 de novembro. As inscrições já se encontram esgotadas (com mais de 100 inscritos), mas não se preocupe, porque vão acontecer mais encontros, no futuro. A ideia é organizar quatro por ano (um em cada estação), com a presença de convidados especiais, como escritores, editores, etc, e pôr os leitores a partilhar e conversar sobre as suas leituras.
O tema deste primeiro encontro é “Livros escritos por mulheres portuguesas”. O grupo convidado é o Clube das Mulheres Escritoras, representado por: Filipa Fonseca Silva, Joana Kabuki, Lénia Rufino, Lídia Praça, Mafalda Santos, Maria Bravo, Maria Francisca Gama, Rita da Nova e Rosabela Afonso.
O Clube dos Leitores Solidários terá, como todas as iniciativas, um cariz solidário e, neste caso, a contribuição é para a Associação Acreditar, com o objetivo de angariar fundos necessários para atribuição de bolsas de estudo a jovens com doenças oncológicas, cujas famílias estejam com dificuldades financeiras.
Será assim nos eventos que a livraria vai realizar no futuro, ou seja, no momento da inscrição do mesmo, será feito um donativo e os participantes irão receber um vale. No dia do evento, poderão trocar esse vale por livros em segunda mão disponíveis no espaço.
Acompanhe o trabalho da Heróis com Capa através do Facebook e do Instagram. O Natal aproxima-se e oferecer livros é sempre uma ótima ideia.
Local: Tribus Estúdio D’Arte
Calçada Chafariz nº3, 2795-061 Linda-a-Velha.
Horário: sábado, 14h30-18h30 (pode sofrer alterações)
Fonte:
BARATA, Sandra Pinto. A livraria mais solidária do concelho de Oeiras reabriu com novidades e um novo nome. New in Oeiras, de 29.10.2023. Disponível em https://newinoeiras.nit.pt/cultura/a-livraria-mais-solidaria-do-concelho-de-oeiras-reabriu-com-novidades-e-um-novo-nome/
Sem comentários:
Enviar um comentário