quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE)

14 de Outubro




O Dia Internacional dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Eletrónicos (REEE) comemora-se com o objetivo de consciencializar a população para a questão crescente do lixo eletrónico e promover a gestão responsável destes resíduos.

Para assinalar esta data o WEEE Fórum promove todos os anos várias atividades de sensibilização para alertar a população da necessidade de encaminhar corretamente os equipamentos eléctricos usados para reciclagem.

Em 2023 o tema “Tudo o que tem uma ficha, uma bateria ou um cabo pode ser reciclado”, dá ênfase à importância dos resíduos elétricos invisíveis.

O lixo eletrónico invísivel é todo aquele que passa despercebido devido à sua natureza ou aparência, levando os consumidores a ignorar o seu potencial reciclável. Como o estilo de vida atual está cada vez mais orientado para a tecnologia, muitos produtos presentes no mercado possuem componentes elétricos ou eletrónicos. Isto significa que no final da sua vida útil, quando já não puderem ser reutilizados ou reparados, deverão fazer parte do fluxo de reciclagem de produtos eletrónicos.

Alguns exemplos deste tipo de resíduos são: brinquedos elétricos, auscultadores, controlos remotos, cigarros eletrónicos, ferramentas elétricas, detetores de fumo, wearables, dispositivos domésticos inteligentes, e-bikes e e-scooters ou simplesmente cabos.

Os pequenos produtos eletrónicos e acessórios de consumo, muitas vezes não reconhecidos como artigos eletrónicos, estão no topo da lista de produtos acumulados.

Quando os dispositivos e componentes eletrónicos são eliminados de forma inadequada, por não terem sido reconhecidos como lixo eletrónico, muitas vezes acabam em aterros sanitários ou incineradores.

Os produtos eletrónicos contêm várias substâncias perigosas, como chumbo e mercúrio que podem infiltrar-se no solo e nas fontes de água, poluindo os ecossistemas e representando riscos para a saúde humana.z«

Estes dispositivos também contêm recursos valiosos, incluindo metais preciosos como ouro, prata e cobre, que são cruciais para a transição verde e para a produção de novos dispositivos eletrónicos. Quando o lixo eletrónico não é reciclado adequadamente, esses materiais valiosos não poderão voltar a entrar no ciclo de produção e serão perdidos. A mineração e a extração de novos recursos para satisfazer a procura de produção de novos produtos electrónicos contribuem para o esgotamento de recursos finitos e intensificam os danos ambientais.

Recicle os seus dispositivos eletrónicos, coloque-os no contentor que se encontra no polivalente da ESA. 

O ambiente agradece! 


Sem comentários:

Enviar um comentário