No próximo dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 18h30, a Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (BMFPS) promove mais uma iniciativa “À conversa com …”, desta vez com a escritora Teolinda Gersão e que contará com a moderação da jornalista Maria João Costa.
Sobre | Teolinda Gersão
Teolinda Gersão estudou Germanística e Anglística na Universidade de Coimbra, Universidade de Tübingen e na Universidade de Berlim. Foi leitora de português na Universidade Técnica de Berlim, docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e posteriormente professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou literatura alemã e literatura comparada até 1995. A partir dessa data, decidiu reformar-se mais cedo e passou a dedicar-se exclusivamente à literatura. Começou por publicar ficção regularmente aos 41 anos, embora escreva desde a infância. O primeiro livro, que não faz parte das suas obras, foi publicado aos 14 anos, em edição de autor.
Está traduzida em 19 países (Espanha, França, Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, República Checa, Croácia, Roménia, Bulgária, Eslováquia, Turquia, Marrocos, Canadá, Estados Unidos, Brasil, México, Colômbia, China, Japão) e publicada no Brasil.
Algumas das suas obras foram adaptadas ao teatro, com encenações em Portugal, Alemanha e Roménia, e ao cinema, tendo vários dos seus contos dado origem a curtas e médias-metragens (Ukbar Filmes).
Sobre | Maria João Costa
Jornalista do Grupo Renascença Multimédia desde 1997, Maria João Costa é desde 2008 responsável pela edição do programa semanal de informação cultural Ensaio Geral, na Rádio Renascença. Editou, entre 2006 e 2008, outro programa de caráter cultural, Primeira Fila. Como repórter, já acompanhou campanhas presidenciais e autárquicas. Foi uma das repórteres da Rádio Renascença durante a Expo ‘98. É autora do podcast Avenida da Liberdade. É licenciada pela Universidade Católica Portuguesa. Assinou os livros infantojuvenis Chamo-me… Beethoven, Chamo-me… Wagner, Chamo-me… Verdi, Chamo-me… Bach, Chamo-me… Chopin e Grandes Invenções: A Rádio (todos pela Didáctica Editora). Venceu o Prémio Escritaria em Penafiel, na categoria Rádio, em 2012, com a reportagem O Mundo de Agustina e, no ano seguinte, o Prémio Especial Jornalista LER/Booktailors. Em 2022, venceu o Prémio de Ciberjornalismo na Categoria Narrativa Sonora Digital com o podcast Avenida da Liberdade.
A entrada é livre e não sujeita a inscrição prévia.
Fonte:
Câmara Municipal da Amadora. Disponível em https://www.cm-amadora.pt/pt/7908-14-dezembro-a-conversa-com-a-escritora-teolinda-gersao-biblioteca.html
Sem comentários:
Enviar um comentário