sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Património Cultural Imaterial da Humanidade | Caretos de Podence



Os Caretos de Podence são originários da aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Foram declarados, ontem, dia 12 de Dezembro, Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura,  juntando-se assim ao Fado, ao Cante Alentejano, ao fabrico de Chocalhos e aos Bonecos de Estremoz

Inseridos nas festividades de Inverno, tão características na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, os Caretos de Podence saem à rua nas festividades carnavalescas e encarnam misteriosas personagens com os seus trajes coloridos, feitos com colchas de franjas, e tapando a cara com máscaras de lata, madeira ou couro, de nariz pontiagudo. Prendem chocalhos e campainhas à cintura e cheios de energia percorrem a aldeia aos saltos e gritos, perturbando a calma diária. Um dos principais motivos das correrias é encontrar raparigas para dançar com elas e as "chocalhar". Assim se divertem, protegidos pelo anonimato.

Esta tradição muito antiga vai agora passar para o ecrã, através do minidocumentário A Pele do Diabo,  de Zé Maria Mendonça e Moura.

Para saber mais sobre o documentário clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário