Hoje, dia 16 de novembro, comemora-se o Dia Internacional da Tolerância.
Em 1993, a Conferência Geral da Unesco tomou a iniciativa de eleger como o Ano das Nações Unidas para a Tolerância. Essa designação foi aprovada no mesmo ano pela Assembleia-Geral da ONU. Em 16 de novembro de 1995 foi aprovada pelos Estados-membros da Unesco a Declaração de Princípios sobre a Tolerância e um correspondente plano de ação. Entre as medidas sugeridas estava a designação de 16 de novembro como o Dia Internacional da Tolerância.
Este dia constitui uma oportunidade de reflexão sobre a tolerância e o seu significado. De acordo com a Declaração de Princípios sobre a Tolerância da ONU, ela é o respeito, a aceitação e o apreço pela diversidade em todos os seus âmbitos.
Não deve ser considerada como uma concessão, mas sim um reconhecimento dos direitos humanos universais e das liberdades fundamentais de cada pessoa.
Além disso, ninguém precisa de renunciar às suas opiniões ou convicções para praticá-la – todos são livres, mas devem aceitar, igualmente, a liberdade do próximo.
Para desenvolver a tolerância é fundamental que cada um de nós pondere, coloque-se no lugar do outro e saiba escutar, antes de avaliar e de nunca rotular - veja o vídeo!
Sem comentários:
Enviar um comentário