Assinala-se, anualmente, a 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
Este dia evoca os milhões de vítimas da perseguição nazi: judeus, ciganos, homossexuais, políticos, artistas, doentes, entre outros, que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial.
A data foi escolhida por possuir um significado muito especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, pelas tropas da União Soviética.
E porque é uma data para refletir e para recordar sempre, o Grupo de Recrutamento de História conjuntamente com o Clube Europeu promove o encontro com a historiadora e investigadora Dr.ª Irene Pimentel que realizará uma conferência no auditório da ESA, no dia 26 de janeiro, pelas 11H45, à qual se sucederá a sessão de autógrafos.
A Biblioteca Escolar associa-se a esta iniciativa promovendo a feira de autor, a qual conta com o apoio da Livraria Letras com História. Encontra-se assim à venda, durante esta semana (de 23 a 27 de janeiro), várias obras desta notável especialista de História Contemporânea a preço de feira, na BE/CRE da ESA.
Aqui fica uma pequena nota biográfica da autora:
Irene Flunser Pimentel é licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, mestre em História Contemporânea (século XX) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e pela mesma Universidade doutorou-se em História Institucional e Política Contemporânea.
Foi editora da revista História e investigadora do Instituto de História Contemporânea (FCSH da UNL), tendo elaborado vários estudos sobre o Estado Novo, o período da Segunda Guerra Mundial, a situação das mulheres e a polícia política durante a ditadura de António de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano.
As suas obras têm merecido vários prémios, dos quais destacamos o Prémio Carolina Michaëlis de Vasconcelos, obtido em 1999, com a "História das organizações femininas do Estado Novo". Foi ainda distinguida com o Prémio Pessoa em 2007 e com o Prémio Seeds of Science, na categoria "Ciências Sociais e Humanas", em 2009.
Sem comentários:
Enviar um comentário