quarta-feira, 29 de março de 2023

Novidades | Campanha de promoção da leitura na pausa da Páscoa

Encontram-se disponíveis para empréstimo os livros que recentemente deram entrada na biblioteca escolar.

Os livros que apresentamos foram, por um lado, adquiridos com 10% do valor obtido na venda de livros,  durante a feira do livro de Natal e, por outro lado, resultante da oferta de 10 livros pela Porto Editora, que muito agradecemos e que, certamente, irão proporcionar bons momentos de leitura aos nossos alunos, assim como a todos os membros da Comunidade Escolar.

Vem à biblioteca e requisita um destes livros para leres durante as férias da Páscoa.




quarta-feira, 22 de março de 2023

Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água da ONU 2023 : parcerias e cooperação para a água


Título: The United Nations World Water Development Report 2023: partnerships and cooperation for water
Autor: UNESCO
Ano de publicação: 2023
N.º páginas: 189 p. : il., mapas


Parcerias e cooperação para a água


"Proteger a segurança hídrica, alimentar e energética por meio da gestão sustentável da água, fornecer abastecimento de água e serviços de saneamento para todos, apoiar a saúde humana e os meios de subsistência, mitigar os impactos das mudanças climáticas e eventos extremos e sustentar e restaurar os ecossistemas e os serviços valiosos que eles fornecem, são todas as peças de um grande e complexo quebra-cabeça. Somente através de parcerias e cooperação as peças podem-se encaixar. E todos têm um papel a desempenhar.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) é garantir a disponibilidade e gestão sustentável de água e saneamento para todos até 2030. Nas taxas atuais, o progresso em direção a todas as metas do ODS 6 está fora do caminho e, em algumas áreas, a taxa de implementação precisa ser quádruplo ou mais.

A taxa inadequada de progresso em água e saneamento destaca a necessidade de explorar oportunidades por meio de parcerias e cooperação. O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento da Água 2023: Parcerias e cooperação para a água explora este tema, em todas as regiões, em relação à agricultura, meio ambiente, assentamentos humanos, indústria, saúde e mudança climática. 

Alinhado com cada um dos cinco 'aceleradores' do SDG 6 Global Acceleration Framework (GAF) - ODS 6 Estrutura de Aceleração Global -, o relatório também faz recomendações aos formuladores de políticas sobre como acelerar e ampliar a mudança por meio do desenvolvimento de capacidade, dados e informações, inovação, financiamento, e governação.

O ano de 2023 marca a primeira grande conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) dedicada à água desde 1977. A Conferência da Água da ONU 2023 (22 a 24 de março) concentra-se no progresso em direção às metas relacionadas à água e ao saneamento, coincidindo com o meio-termo revisão abrangente da Década Internacional para a Ação, 'Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018–2028'. 

Como o principal relatório oficial do sistema das Nações Unidas sobre a água, o Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água das Nações Unidas 2023 informa diretamente as discussões da conferência da ONU, descrevendo como a construção de parcerias e o aprimoramento da cooperação em todas as dimensões do desenvolvimento sustentável são essenciais para acelerar o progresso em direção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a água e saneamento (ODS 6) e concretizar os direitos humanos no acesso à água e ao saneamento".

Clique na imagem para aceder ao relatório.

Fonte:
United Nations - un water. Publicações. Acedido em https://www.unwater.org/publications/un-world-water-development-report-2023

Dia Mundial da Água



"Estamos a esvaziar a linha vital da humanidade através de um excesso de consumo vampírico e uso insustentável dos recursos hídricos, a poluição e o aquecimento global estão a esgotar, gota a gota, esta fonte de vida da humanidade. Quase três em cada quatro desastres naturais estão ligados à água. Uma em cada quatro pessoas, cerca de 2 mil milhões em todo o mundo não têm acesso a água potável", alertou o secretário-geral da ONU, António Guterres, na Conferência da Água de 2023 das Nações Unidas, que hoje se iniciou. 

Aqui ficam algumas dicas que ajudam a poupar água e a contribuir para preservação deste recurso essencial à vida e à sustentabilidade do planeta:



Mapa retirado de: 
Saneamento, uma triste exceção, in # Colabora, post atualizado em 2019. Acedido em https://projetocolabora.com.br/ods6/saneamento-no-mundo-ainda-e-excecao/

terça-feira, 21 de março de 2023

Dia Mundial da Poesia | Um poema de Saúl Dias

Óleo de Júlio Saul Dias “Poeta e Rapariga”, (1982)

Na comemoração desta data recordamos um artista multifacetado da segunda geração do modernismo português e irmão do poeta José Régio - Júlio Maria dos Reis Pereira, sendo Saúl Dias o pseudónimo que adotou como poeta — como pintor, assinava simplesmente Julio.

A MINHA HORA

Que horas são? O meu relógio está parado,
Há quanto tempo!…
Que pena o meu relógio estar parado
E eu não poder marcar esta hora extraordinária!
Hora em que o sonho ascende, lento, muito lento,
Hora som de violino a expirar… Hora vária,
Hora sombra alongada de convento…

Hora feita de nostalgia
Dos degredados…
Hora dos abandonados
E dos que o tédio abate sem cessar…
Hora dos que nunca tiveram alegria,
Hora dos que cismam noite e dia,
Hora dos que morrem sem amar…

Hora em que os doentes de corpo e alma,
Pedem ao Senhor para os sarar…
Hora de febre e de calma,
Hora em que morre o sol e nasce o luar…
Hora em que os pinheiros pela encosta acima,
São monges a rezar…

Hora irmã da caridade
Que dá remédio aos que o não têm…
Hora saudade…
Hora dos Pedro Sem…
Hora dos que choram por não ter vivido,
Hora dos que vivem a chorar alguém…

Hora dos que têm um sonho águia mas… ai!
Águia sem asas para voar…
Hora dos que não têm mãe nem pai
E dos que não têm um berço pra embalar…
Hora dos que passam por este mundo,
De olhos fechados, a sonhar…

Hora de sonhos… A minha hora
– ‘Stertor’s de sol, vagidos de luar –
Mas… ai! a lua lá vem agora…
– Senhora lua, minha senhora,
Mais um minuto para a minha hora,
Mais um minuto para sonhar…

Saul Dias (1902-1983)

Fonte:
Literatura contemporânea em língua portuguesa. Obras de Saúl Dias (1902-1983). Acedido em https://sites.google.com/site/factosdavidareal/literatura/sal-dias-1902-1983

quarta-feira, 15 de março de 2023

Kit de ferramentas Matemática para Ação | Ebook

Título: Mathematics for action: supporting science-based decision-making
Autor: AMEZCUA, Javier... (et al.); ed. DHHERSIN, Jean-Stéphane Dhersin.... (et al.)
Autor coletivo: UNESCO
Ano de publicação: 2022
N.º páginas: 71 p., il.

O conjunto de ferramentas "Matemática para ação: apoiando a tomada de decisão baseada na ciência", escrito por matemáticos e líderes de pensamento de todo o mundo, é uma coleção de 25 resumos que abrange 11 ODS e fornece, graças à aplicação de novos modelos matemáticos e de melhores algoritmos, informações pertinentes que permitem enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, desde mudanças climáticas até pandemias.

Clique na imagem para aceder a este estudo da UNESCO.

terça-feira, 14 de março de 2023

Dia Internacional da Matemática 2023


O Dia Internacional da Matemática é comemorado a 14 de março. Neste dia, também se celebra o Dia Internacional do Pi, que foi criado nos Estados Unidos. A data para esta comemoração foi criada tendo em atenção que se apresentarmos primeiro o mês e depois o dia, temos: 3/14. E 3,14 é o valor aproximado de Pi.

Este ano a comemoração é subordinada ao tema "A Matemática para toda a gente!”, no intuito de reforçar o papel fundamental desempenhado pelas ciências matemáticas na multiplicidade de vocações que ela oferece a meninas e meninos e, deste modo, na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas - Objetivo 5 : igualdade de género.

Na nossa escola o departamento de matemática tem vindo a desenvolver um conjunto de atividades - jogos, exposição e palestras - de forma a envolver a comunidade escolar.

quinta-feira, 9 de março de 2023

Exposição "Portuguesas extraordinárias"

A equipa de professores da BE/CRE da ESA organizou uma exposição que visa homenagear as mulheres portuguesas que contribuíram, pela sua ação, para a dignificação da condição da mulher na sociedade portuguesa e no mundo.

A exposição encontra-se patente no polivalente, até dia 16 de março, e aberta a toda a Comunidade Educativa.




Aqui fica uma imagem geral da exposição:

quarta-feira, 8 de março de 2023

Novos livros subordinados à temática
"A situação e condição da mulher"



Encontram-se expostos na biblioteca quatro livros recentemente adquiridos que são alusivos a experiências de vida de mulheres, ocorridas na realidade ou de carácter ficcional.

São eles:

Título: Nasci num harém

Autor: de Fatima Mersina

Edição: 2.ª ed.

Publicação: Alfragide : ASA, 2021

N.º páginas: 433 p.

Coleção: Documentos

ISBN: 978-989-23-2323-7

COTA: 821.ÁR-94 MER NAS

Sinopse: 

Narrado na primeira pessoa, o livro aborda a vida das mulheres fechadas no interior de um harém, isoladas do mundo e com pouco ou nenhum contacto com a realidade. 




Título: Niketche: uma história de poligamia: romance

Autor: Paulina Chiziane

Edição: 8.ª ed.

Publicação: Alfragide : Caminho, 2022

N.º páginas: 358 p. 

Nota: Prémio Camões 2021

ISBN: 978-972-21-2818-6 

COTA: 821.MZ-31 CHI NIK 

Sinopse: 


A narrativa aborda a formação de um casamento poligâmico. Rami, a protagonista, é uma mulher comum, esposa de um agente da polícia, Tony, e mãe dos filhos do casal.A vida financeiramente estável pauta-se pela ausência constante do marido, que ela considera ser responsabilidade sua, por já não ser suficientemente atractiva. Porém, ao descobrir as suas sucessivas infidelidades propõe-lhe a situação mais lícita e conveniente face às tradições ancestrais...



Título: O poder

Autor: Naomi Alderman

Edição: 1.ª ed.

Publicação: Porto Salvo : Saída de Emergência, 2018

N.º paginas: 364 p.

Coleção: Bang; 286

Notas:
 
-   Livro recomendado pelo PNL para Educação e Formação de Adultos como sugestão de leitura.
-  Vencedor do Baileys Women's Prize para Ficção, 2017

ISBN: 978-989-773-104-4

COTA: 821.GB-312.9 ALD POD

Sinopse: 

Trata-se de um thriller psicológico em que, numa narrativa surpreendente, intrigante e estranha, as mulheres exercem o poder de um modo desconcertante e cruel, levando à inversão do modelo de sociedade marcado pelo domínio dos homens. São diferentes histórias protagonizadas por mulheres, fortes e poderosas, de diferentes níveis sociais e culturais, apresentando um mundo em que não só exercem o poder sobre os homens como estes se encontram sob a sua proteção. Estará o mundo a mudar?



Título: O silêncio das mulheres

Autor: Pat Baker

Edição: 1.ª ed.

Publicação: Lisboa : Quetzal, 2020

N.º páginas: 380 p.

Coleção: Serpente emplumada

Nota: Livro recomendado pelo PNL para Educação e Formação de Adultos como sugestão de leitura.

ISBN: 978-989-722-591-8

COTA: 821.GB-311.6 BAR SIL

Sinopse: 

A partir dos acontecimentos narrados por Homero na "Iliada", a autora dá voz neste romance às mulheres capturadas, escravizadas e oferecidas como troféus aos vencedores da guerra. Narrado por Briseida, rainha de Lirnesso, cidade vizinha de Tróia, feita escrava por Aquiles, este é um livro sobre a guerra, a condição da mulher, a sobrevivência e a submissão.

Estes livros encontram-se disponíveis para empréstimo.

BOAS LEITURAS!

Dia Internacional da Mulher | Recursos



No dia 8 de Março comemora-se mais uma vez o Dia Internacional da Mulher. Nesta data é importante relembrar a necessidade de lutar para ver respeitados os direitos das mulheres e para defender a igualdade de género.

Os direitos das mulheres são direitos humanos.

Clique na imagem e aceda aos recursos produzidos pela Amnistia Internacional no âmbito desta efeméride. Destacamos a apresentação “Panorama dos direitos das mulheres no mundo”.

Dia Internacional da Mulher



O Dia Internacional da Mulher, que hoje se comemora, pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do globo, esses direitos continuam por cumprir.

O tema deste ano é «DigitALL: Inovação e tecnologia para a igualdade de género». Atualmente 37% das mulheres não utilizam a Internet. 259 milhões de mulheres têm menos acesso à Internet do que os homens, apesar de representarem quase metade da população mundial.

Portanto, é fundamental defender a educação digital das meninas e mulheres, repudiando a divisão digital de género.



Fonte:
Eurocid : centro de informação europeia Jacques Delors. Dia Internacional da Mulher 2023. Acedido em https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-internacional-da-mulher

segunda-feira, 6 de março de 2023

Livro do Mês I Março 2023

No mês da celebração do Dia Internacional da Mulher chamamos a atenção para a condição de inferioridade a que são votadas as mulheres, em países como, por exemplo, o Afeganistão. 

No Afeganistão as crianças do sexo feminino para usufruírem de liberdade e direito à educação disfarçam-se de rapazes até à puberdade. Chegada a esta, a obrigatoriedade de assumirem a identidade feminina coloca um ponto final na autonomia que até então gozavam. 

A jornalista Jenny Nordberg relata esta tradição ancestral, mantida em segredo, na obra que elegemos como leitura deste mês: "As meninas proibidas de Cabul".



Aqui fica uma nota sobre a autora:

Jenny Nordberg, nasceu na Suécia, em 1972. Possui formação académica em Direito e Jornalismo e é membro do International Consortium of Investigative Journalists.
Vive atualmente em Nova Iorque onde exerce funções de correspondente estrangeira do jornal sueco de difusão nacional Svenska Dagbladet, e possui um longo currículo de reportagens de investigação para, entre outros, o New York Times, onde contribuiu para uma série que ganhou o Pulitzer Prize for National Reporting, em 2005. Em 2010 foi-lhe atribuído o Robert. F. Kennedy Award for Excellence in Journalism por um documentário televisivo sobre as mulheres afegãs.

quinta-feira, 2 de março de 2023

A batata Tata | Ebook


Título: A batata Tata : vem descobrir com a batata Tata sobre o impacto ambiental dos produtos
Autores: Carla Caldeira, ilustrações de Giuliana Gusmini e Cristina França
Entidade responsável: Centro Comum de Investigação (Comissão Europeia)
Publicação: Luxemburgo, Serviço de Publicações da U.E., 2022
N.º páginas: 46 p.

A Comissão Europeia, através da JRC Publications Repository, publicou recentemente um ebook que visa alertar a população infantil para as consequências ambientais das nossas escolhas alimentares.

Este livro visa partilhar os conceitos básicos de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) com o público mais jovem e estimular a reflexão sobre o impacte ambiental dos produtos.

Os impactes ambientais da Batata Tata apresentados baseiam-se num estudo sobre impactes ambientais do consumo da população europeia, realizado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, onde os impactes ambientais são avaliados com a avaliação de ciclo de vida.

Clique na imagem para aceder à publicação na versão portuguesa.

Fonte:
Educação para a cidadania. Acedido em https://cidadania.dge.mec.pt/saude/noticias-e-eventos/ebook-batata-tata

quarta-feira, 1 de março de 2023

Estratégias de estudo | A prática de recuperação



Queres aprender melhor? Testa-te a ti próprio!

Depois de estudar tens a impressão de que sabes a matéria. Isto acontece porque a informação fica na tua memória recente. Quando revês, consegues reconhecer o que estudaste. Mas, atenção: reconhecer não é o mesmo que saber!



A prática de recuperação é uma estratégia de estudo que recorre à auto-avaliação para uma aprendizagem mais eficaz. O princípio é simples: é preciso testar e reproduzir o conhecimento que queres aprender. Quando te esforças para recordar uma informação, estás a estimular a sua memorização e também a compreensão.

O êxito desta estratégia deve-se ao fortalecimento da memória a longo prazo. Várias experiências científicas têm mostrado que os alunos que mais testam o seu conhecimento são os que melhor aprendem e conseguem alcançar melhores resultados.

Como aplicar?

Depois de assistir à aula, lê e estuda com apoio dos manuais e dos teus apontamentos. Depois de o fazer, testa-te a ti próprio. Faz mini testes ou recorre a questionários e, no final, verifica se sabes realmente a matéria.

Para maior esclarecimento consulta a ficha que se segue:



Fonte:
Iniciativa Educação. Acedido em https://www.iniciativaeducacao.org/pt/estudo-a-100/pratica-de-recuperacao