"Do chão sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais (...) levantam-se os homens e as suas esperanças. Também do chão pode levantar-se um livro, como uma espiga de trigo ou uma flor brava. Ou uma ave. Ou uma bandeira. Enfim, cá estou outra vez a sonhar. Como os homens a quem me dirijo."
O Roteiro Literário Levantado do Chão é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, em parceria com a Fundação José Saramago, Museu do Aljube, Câmaras Municipais de Lisboa e de Évora, Juntas de Freguesia do Concelho de Montemor-o-Novo e Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, sendo financiado pela Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, Turismo de Portugal.
O roteiro pretende dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social dos seus temas, onde se incluem testemunhos sobre as mulheres e os homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo.
Para esse efeito o Roteiro Literário Levantado do Chão disponibiliza uma rede de percursos, que interliga Montemor-o-Novo a Évora e a Lisboa, e de pontos de interesse que visam dar a conhecer as principais referências históricas da obra Levantado do Chão e, desta forma, poder ser um meio de valorização do legado de José Saramago, quer no plano biográfico quer literário, que contribuiu, em simultâneo, para a preservação da memória coletiva do concelho de Montemor-o-Novo, através do enriquecimento da história da identidade local, regional e nacional.
Clique na imagem para aceder ao roteiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário