A equipa educativa da biblioteca escolar desenvolveu duas iniciativas com vista à celebração do centenário de nascimento de José Saramago.
Assim, no dia 16 de novembro houve a visualização do filme "Ensaio sobre a Cegueira", num projeto em colaboração com as disciplinas de Filosofia, Psicologia e Cidadania (com guião geral da Editora Raiz, conteúdos programáticos selecionado para cada disciplina, textos de José Saramago e outros autores), cuja finalidade primeira foi o debate sobre a atualidade da temática desta obra de José Saramago, com posterior elaboração de trabalhos dos alunos sobre os conteúdos propostos.
No espaço Polivalente da Escola Secundária da Amadora está a decorrer desde o dia 16 e ao dia 30, uma exposição sob o tema "As heroínas de José Saramago", cuja fonte documental foi a dissertação de mestrado de Inês Santos Silva, intitulada "Levantadas do chão: o poder das mulheres na obra de José Saramago". Esta dissertação, realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2017, está disponível no site do Repositório Aberto da FLUP, e foi por nós acedida em 12.11.2022.
Sem comentários:
Enviar um comentário