Mostrar mensagens com a etiqueta Café adoçado com poesia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Café adoçado com poesia. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Café adoçado com poesia 2018

No dia 10 de maio, concretizou-se a iniciativa "Café adoçado com poesia", que pretendia celebrar os 130 anos da data de nascimento de Fernando Pessoa. Esta conhecida atividade foi mais uma vez dinamizada pela professora Ana Dias. Nela contámos com a presença do próprio Pessoa e de um dos seus heterónimos, que circularam e inspiraram a audiência.

Foi também um momento bonito e deveras importante o estímulo proporcionado pelo professor Vasco Miranda, que apresentou a multiplicidade de "eus" que, tão estranhamente, o preenchem. O professor ilustrou isso através da leitura de "Poema em linha reta", que escolhera.

Os alunos aceitaram com entusiasmo e repto e leram diferentes poemas do autor homenageado.

Algumas imagens recordam este momento tão cultural e sempre agradável!


Café adoçado com poesia 2018 by Slidely Slideshow

Texto elaborado com a colaboração da professora Ana Petrov

quarta-feira, 9 de maio de 2018

Café adoçado com poesia – 2018

Amanhã, dia 10 de maio, a partir das 11H30, a Biblioteca Escolar vai receber a iniciativa “Café adoçado com poesia”, dinamizada pela professora de português Dr.ª Ana Dias que pretende assinalar os 130 anos da data de nascimento de Fernando Pessoa (13-06-1888).

Aceita o convite e vem partilhar connosco os teus poemas preferidos.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Café adoçado com poesia – 2017

Amanhã, dia 11 de maio, a partir das 11H30, a Biblioteca Escolar vai receber a iniciativa “Café adoçado com poesia”, dinamizada pela professora de português Dr.ª Ana Dias e subordinada ao tema “Poesia que (en)canta”.

Aceita o convite e vem partilhar connosco poemas que se tornaram canções.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Café adoçado com poesia

Em ambiente descontraído decorreu mais uma vez a iniciativa “Café adoçado com poesia”. Nela participaram, entre outros, os alunos da turma 10º 10 e professores de diferentes departamentos.Recordaram-se poetas nacionais como Mário Henrique Leiria, Alexandre O’Neil, Miguel Torga, Manuel António Pina, Álvaro de Campos, Antero de Quental e o poeta argentino José Hernandez.

No final da sessão foram entregues os diplomas e os prémios às alunas vencedoras do Concurso “Um dia na vida de um refugiado”.

Aqui fica o registo desta actividade:

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Café adoçado com poesia - 2016

A Comunidade Escolar está convidada a participar na próxima 4ª feira, dia 11 de Maio, a partir das 11H30 na iniciativa “Café adoçado com poesia”, dinamizada pela professora de Português Ana Dias e apoiada pela Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos.

Vem partilhar connosco o teu poema predilecto!

Aqui fica o convite:

sexta-feira, 13 de março de 2015

Café adoçado com poesia 2015: Convite

Para celebrar o Centenário da Revista “Orpheu” o departamento de Português, com o apoio da Biblioteca Escolar, convida a Comunidade Escolar a participar na iniciativa “Café adoçado com poesia”, a realizar no dia 17 de Março, a partir das 11H30, na Biblioteca Escolar.

Aqui fica o convite:

domingo, 23 de fevereiro de 2014

"Café adoçado com poesia"


No âmbito da celebração do 42º Aniversário da Escola Secundária da Amadora procedeu-se na sexta-feira, dia 21 de fevereiro, à iniciativa “Café adoçado com poesia”, dinamizada pela professora de Português Ana Dias e apoiada pela Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos.

A sessão decorreu no recinto do Bar da Escola e durante uma hora alunos de diferentes turmas e professores de várias áreas disciplinares leram poemas de autores portugueses dos quais se destaca Camões, Alice Vieira, António Gedeão, Jorge Castro, João de Deus, Fernando Pessoa, David Mourão-Ferreira, entre outros, bem como poemas criados pelos próprios participantes perante uma audiência atenta e calorosa.

Não querendo menosprezar os intervenientes neste evento temos de salientar o momento poético em que se recordou Galileu Galilei, os risos espontâneos fruto do espírito satírico do poeta João de Deus, a riqueza do conteúdo dos poemas escritos por Luís Perdigão, ex-aluno da ESA, veterano nestas sessões e presença muito querida, e a audição, em mandarim, de um poema de Fernando Pessoa, no qual constatámos que a beleza das palavras e a sonoridade são transversais e independentes da língua em que são expressas. Quão fácil é perceber, após esta experiência, o sucesso de Marisa no Japão quando cantou fado em português.

Em poucas palavras uma sessão que não será difícil de recordar.

Aqui ficam algumas imagens desta sessão memorável: