Título: Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes : o que significa na escola
Autor: OCDE: tradução do relatório “Fostering Student’s Creativity and Critical Thinking” realizada em parceria do Instituto Ayrton Senna com a Fundação Santillana
Publicação: São Paulo : Fundação Santillana, 2020.
N.º páginas: 359 p.
Prefácio
Vivemos num mundo em que aquilo que é fácil de ensinar e testar também se tornou fácil de digitalizar e automatizar. Nesse aspecto, criatividade e pensamento crítico são cada vez mais importantes, para assegurar que tenhamos controle da tecnologia e continuemos a trabalhar juntos em direção a um mundo mais humano e sustentável. Não surpreende que a maior parte dos currículos dê mais ênfase a essas competências, nem que os professores as considerem difíceis de ensinar e avaliar.
As escolas do futuro têm de ajudar os alunos a pensar por si mesmos e a trabalhar com os outros. Eles devem entender os limites entre ações individuais e coletivas e melhorar a sua capacidade de identificar e compreender os próprios pontos de vista e o mundo em redor. No trabalho, em casa e na comunidade, as pessoas precisarão de compreender profundamente como os outros vivem em diferentes culturas e tradições, e como pensam, sejam eles cientistas ou artistas. Também terão de melhorar a capacidade de imaginar novas soluções, identificar novas possibilidades, fazer novas conexões, e transformá-las em novos produtos ou modos de viver melhor juntos.
É por isso que as escolas precisam de estimular a criatividade e o pensamento crítico dos seus alunos, ajudando-os a olhar para tudo a partir de diferentes pontos de vista, a entender os limites da sua perspectiva e da dos demais e a transformar as suas ideias em soluções inovadoras: questionar, imaginar, fazer e refletir, como é colocado pelas rubricas da OCDE sobre criatividade e pensamento crítico.
Nada disso é fácil nem se faz de um dia para o outro, mas este livro oferece oportunidades concretas para progredir. Proporciona aos professores e às escolas novas ferramentas para construir ambientes de aprendizagem nos quais os alunos possam exercitar as suas competências de criatividade e pensamento crítico, sem diminuir o valor do conteúdo das disciplinas e do conhecimento formal. A obra também oferece aos gestores públicos inspirações sobre como apoiar os docentes no aprimoramento de suas práticas e como tornar os seus sistemas educacionais mais baseados em evidências.
Todos os recursos aqui apresentados foram desenvolvidos e testados numa rede de escolas e professores de 11 países. O trabalho também contribuiu para o desenvolvimento da estrutura conceitual de “pensamento criativo”, o domínio inovador do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), da OCDE, em 2021.
Todos os docentes que participaram do projeto estão comprometidos para que os nossos sistemas educacionais desenvolvam seres humanos de primeira classe, e não robôs de segunda classe, e acreditam no valor da colaboração internacional para alcançar esse objetivo.
Andreas Schleicher, Diretor de Educação e Competências da OCDE
Clique na imagem para aceder ao estudo.
Fonte:
Blogue da RBE. Disponível em https://blogue.rbe.mec.pt/desenvolvimento-da-criatividade-e-do-2335253
Sem comentários:
Enviar um comentário