quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Pensar fora da caixa

 “Thinking outside the box”

programa PISA lança publicação sobre a avaliação do pensamento criativo



A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) disponibiliza uma nova brochura produzida no âmbito do programa PISA (Programme for International Student Assessment), e na qual são apresentadas as conclusões da investigação realizada em 2022 sobre a ação de avaliação do pensamento criativo (creative thinking), em alunos com 15 anos de idade.

Ao longo da sua história, o PISA tem reunido informação importante acerca das competências dos alunos, não só no que concerne a áreas do conhecimento, mas também no que se refere às designadas “competências do século 21” – resolução de problemas (problem solving), resolução colaborativa de problemas (collaborative problem solving) e a designada competência global (global competence).

Em 2022, o PISA decidiu, pela primeira vez, avaliar o pensamento criativo (creative thinking), considerado por muitos educadores como uma competência-chave para enfrentar os desafios futuros.

O que é Pensamento Criativo?

O pensamento criativo é o modo de pensar que leva à criação de ideias valiosas e originais. Todas as pessoas são capazes de se envolver no pensamento criativo e praticar a criatividade 'quotidiana' (abordar as atividades quotidianas de uma forma não convencional). O pensamento criativo pode ser aplicado não apenas a contextos relacionados à expressão da imaginação, como a escrita criativa ou as artes, mas também a outras áreas onde a criação de ideias é funcional para a investigação de questões, problemas ou preocupações de toda a sociedade.

A avaliação do PISA examinará as capacidades dos alunos para gerar ideias diversas e originais e avaliar e melhorar ideias, numa variedade de contextos ou 'domínios'. A avaliação inclui quatro domínios: expressão escrita, expressão visual, resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos. Em cada um desses domínios, os alunos envolvem-se com tarefas abertas que não têm uma única resposta correta. Eles são solicitados a fornecer respostas múltiplas e distintas ou a gerar uma resposta que não seja convencional. Estas respostas podem assumir a forma de uma solução para um problema, de um texto criativo ou de um artefacto visual.

Por que é importante que os alunos desenvolvam o Pensamento Criativo?

O pensamento criativo pode ter uma influência positiva no interesse e desempenho académico, identidade e desenvolvimento socioemocional dos alunos, apoiando a interpretação de experiências, ações e eventos de maneiras novas e pessoalmente significativas.

Além da sala de aula, o pensamento criativo pode ajudar os alunos a adaptarem-se a um mundo em constante e rápida mudança. Apoiar o pensamento criativo dos alunos pode ajudá-los a contribuir para o desenvolvimento da sociedade em que vivem, hoje e como futuros trabalhadores: organizações e sociedades em todo o mundo dependem cada vez mais da inovação e da criação de conhecimento para enfrentar desafios emergentes e complexos, dando urgência à inovação e pensamento criativo como empreendimentos coletivos.

Clique na imagem para aceder à brochura.

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