REDA -
Recursos Educativos
Digitais Abertos



Divulgamos um conjunto de sites que apresentam recursos educativos digitais de acesso gratuito. Concebidos por instituições e entidades credíveis e previamente testados são produzidos com o intuito de satisfazer as necessidades educativas dos alunos e proporcionar aos professores uma panóplia de ferramentas e de materiais que apoiam o processo de ensino-aprendizagem.

Para aceder basta clicar nas respetivas imagens.


APRENDER DIGITAL:

Site que divulga aplicações, ferramentas digitais, plataformas e sítios web que potenciem o desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação.


BOA – Bolsa de Objetos de Aprendizagem:

O principal objectivo da Bolsa de Objectos de Aprendizagem, definido no âmbito da iniciativa Vem Aprender, é a constituição de uma plataforma Web aberta em que professores, educadores e alunos, do 1º CEB ao Secundário, tenha acesso e participe colaborativamente na construção de um repositório de objetos de aprendizagem (OA), com um conjunto significativo de informação associada, a qual possa ser partilhada e reutilizada entre todos como suporte aos processos de ensino-aprendizagem.


CASA DAS CIÊNCIAS

A Casa das Ciências disponibiliza um conjunto de recursos educativos digitais para professores nas categorias de Biologia, Física, Geologia, Matemática e Química, com uma abrangência desde o pré-escolar ao 12.º ano. 

Os recursos encontram-se organizados por área disciplinar. 


CIBERESCOLA da Língua Portuguesa:

Consiste numa plataforma de recursos interativos e cursos online de ensino do português.




CINEMA SEM CONFLITOS

Site dedicado à prevenção e mediação de conflitos, especialmente desenhado para ser utilizado em contextos educativos. Semanalmente são recomendadas diversas curtas-metragens e lançados artigos especializados sobre as principais tipologias de conflitos identificadas nas escolas:
• Amor e Sexualidade
• Bullying
• Dilemas Sociais
• Drogas
• Família
• Emoções
• Racismo
• Relações Interpessoais
• Religião e Cultura
• Violência.

Texto retirado de Blog de Arlindo (Em linha) (Consult. 20.10.2017) Disponível em http://www.arlindovsky.net/2017/06/cinema-sem-conflitos-divulgacao/



COLEÇÃO DE MAPAS DA BIBLIOTECA PERRY-CASTAÑEDA:

A coleção desta biblioteca da Universidade do Texas, em Austin, é constituída por mapas históricos digitalizados e de domínio publico. A coleção inclui desde mapas de pequena escala, como os planisférios, até mapas de grande escala que representam a cidade de Austin.


DRED - Diretório de Recursos Educativos Digitais. 

Foi criado a pensar nos estudantes do ensino básico e do ensino secundário e pretende disponibilizar uma seleção de recursos educativos digitais de qualidade, ajudar os estudantes a utilizar os recursos educativos digitais disponibilizados e apoiar os alunos ao nível das competências de Literacia de Informação.


EDSITEMENT :

É uma parceria entre o National Endowment for Humanities e o National Trust for Humanities.

Disponibiliza para professores, estudantes e pais material de alta qualidade na Internet nas áreas temáticas de literatura, línguas estrangeiras, arte e cultura e estudos históricos e sociais.


EXPLORATORIUM :

Contém centenas de exposições interativas e educacionais, além de atividades que ilustram princípios científicos.



FIBONNACI PROJECT:

Projeto europeu para a promoção e disseminação de atividades IBSE (Inquiry-Based Science and Mathematics Education) nas escolas básicas e secundárias. Decorreu entre 2010 e 2013. No âmbito deste projeto foram produzidos diversos recursos.



GEORED

Disponibiliza aos professores e às escolas informação geográfica, exemplos da sua utilização para atividades educativas, bem como software e bibliografia que permitam uma contextualização dessas atividades.

KAHOOT

Aplicação gratuita disponível online, de utilização simples e motivadora para os alunos. Através dela é possível realizar:
• Uma avaliação formativa, uma vez que é possível visualizar os resultados obtidos e exportá-los para uma folha de cálculo facilmente editável;
• Uma revisão de conteúdos;
• Inquéritos.  


MERLOT II - Multimedia educational resource for learning and online teaching:

É um programa da Universidade do estado da Califórnia. Mantém um sistema de parceria com instituições de ensino, sociedades de profissionais e da industria e reúne uma coleção de materiais específicos para diferentes áreas curriculares



ORE - Observatório dos Recursos Educativos:

O Observatório dos Recursos Educativos disponibiliza moradas eletrónicas de entidades nacionais e estrangeiras que contêm vários recursos utilizáveis em contexto de aula.


PHETinterative simulations for science and maths:

É um projeto de simulações interativas de  Física, Química e Biologia, da Universidade do Colorado. O seu acesso é gratuito.





PLATAFORMA DIGITAL DOS CONCELHOS DE PORTUGAL

É uma biblioteca digital desenvolvida pelo CITI (Centro de Investigação para Tecnologias Interativas) e FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) que apresenta uma coleção de livros originais. Cada um aborda um município, no qual explora aspetos do seu património, figura(s) histórica(s), lenda(s) e brasão. Destinam-se aos alunos das escolas do 1.º CEB.



PORTAL DAS ESCOLAS:

No portal das escolas encontram-se disponíveis um conjunto de 117 recursos educativos digitais de apoio ao currículo destinados a alunos desde o pré-escolar até ao 12.º ano de escolaridade.

Organizados por área curricular a sua pesquisa pode efetuar-se também por ano de escolaridade.


R:21 – Recursos educativos para o séc. XXI:

Este portal destina-se a todas as escolas e pretende ser um repositório que possibilite a disseminação de conteúdos educativos que envolvam professores e alunos em atividades práticas de utilização das TIC, como forma de promover o ensino/aprendizagem e a interdisciplinaridade.


SMITHSONIAN Science Education Center:

Disponibiliza uma série de recursos digitais como vídeos, guias para professores, jogos e aplicativos que pretendem reforçar a aprendizagem de conteúdos científicos de uma forma multidisciplinar.





WOLFRAM ALPHA:

Site que ajuda a resolver equações, expressões, integrais, derivadas ou outro tipo de calculo. Além de indicar a resposta mostra os passos seguidos para a resolução dos problemas.

ZOOM -plataforma de vídeo e áudio conferência

Zoom é uma plataforma de vídeo e audio conferência online para empresas, profissionais e coletivos que necessitam manter reuniões sem que a distância seja um impedimento. Zoom funciona diretamente desde o navegador mas também conta com app para iPhone/iPad, app Android, complemento de Outlook e extensões para navegador. Apresenta uma versão gratuita.

Sem comentários:

Enviar um comentário