segunda-feira, 8 de abril de 2024

Proibido Ler!

 

 #rbe50anos25abril e #50anos25abril


No mês da celebração do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 elegemos o livro Quando os lobos uivam, de Aquilino Ribeiro.

Publicado em 1958 foi alvo de Relatório da Censura (relatório n.º 6 282, de 7 de fevereiro de 1959).  Não foi autorizada a reedição da obra, foi dada ordem de apreensão aos exemplares publicados e em circulação, e, simultaneamente, foram impedidas as críticas na imprensa. A obra valeu, também, ao autor a instauração de um processo-crime e do mandato de captura.

Relatório n.º 6 282 de 7 fev. 1959:

«O autor intitula este livro de romance, mas com mais propriedade deveria chamar-lhe de romance panfletário, porque todo ele foi arquitectado para fazer um odioso ataque à actual situação política.

Escrito numa prosa viril, classifica o governo de piratas e descreve várias Autoridades, Funcionários, Polícia, Guarda Republicana e Tribunais em termos indignos e insultuosos.

Um interrogatório num posto da G.N.R. e uma audiência dum Tribunal Plenário, são focados de uma forma infamantes.

São desnecessárias mais citações, porque basta folhear o livro, encontra-se logo matéria censurável em profusão.

É evidente que, se o original tivesse sido submetido a censura prévia, não teria sido autorizado, porque é, talvez, a obra de maior ataque político que ultimamente tenho lido.

Sucede, porém, estou disso certo, que já devem ter sido vendidos muitas centenas de exemplares, e muitos outros também, já devem ter passado a fronteira, por isso, deixo ao esclarecido critério de V. Exa., decidir se nesta altura, será de boa política mandar apreender o livro (...)»



Título:
Quando os lobos uivam


Autor:
Aquilino Ribeiro


Coleção:
Romances completos de Aquilino Ribeiro, n.º 17


Publicação:
Lisboa : Círculo de Leitores, imp. 1984


N.º páginas:
260 p.






Fonte:
Universidade de Coimbra. Livros proibidos durante o Estado Novo : Quando os lobos uivam. Acedido em 08.04.2024 em https://www.uc.pt/bguc/atividades/livros-proibidos-durante-o-estado-novo/quando-os-lobos-uivam/

Sem comentários:

Enviar um comentário