O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor assinala-se, anualmente, a 23 de abril. Este dia foi proclamado na 28.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1995.
O propósito deste dia é encorajar a leitura e promover a proteção dos direitos de autor, ameaçados, cada vez mais, pela cópia e utilização indevida de obras com vista ao desenvolvimento das ferramentas de inteligência artificial. Destaca-se ainda a importância dos livros enquanto elemento basilar da educação e do progresso de uma sociedade.
Esta data foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia é, também, prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega, falecidos em 1616, exatamente em abril.
A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) assinala este dia através do cartaz concebido por Luís Mendonça, que simultaneamente presta homenagem ao poeta Luís de Camões, no ano em que se assinala os 500 anos do seu nascimento (1524-2024).
Sem comentários:
Enviar um comentário