Um regime democrático nasceu a 25 de Abril de 1974 e com ele muitas conquistas como o fim da censura, os direitos civis e a entrada na União Europeia, são alguns exemplos.
demorou décadas a amadurecer e ainda é um processo inacabado. Uma democracia de muitas conquistas como o fim da censura, os direitos civis e a entrada na União Europeia são alguns exemplos.
Uma democracia que ainda é um processo inacabado, mas que se foi consolidando sabendo superar períodos de intensa crispação política - como o PREC - e, mais recentemente, suportando o aparecimento dos populismos.
Uma democracia que, contudo, ainda enfrenta muitos desafios: uma abstenção eleitoral que tem aumentado, um desencanto provocado pelas suspeitas de corrupção na política e uma fraca participação cívica revelada por vários indicadores.
Estará a democracia em Portugal em crise?
E, caso esteja, o que pode ser feito para a melhorar?
O documentário de 23 minutos produzido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos centra-se não apenas no último meio século da democracia portuguesa, mas também no que falta para a tornar mais forte e rejuvenescida. Um regime participativo em que os jovens sintam que têm voz e que vale a pena sair de casa em dia de votação, realçando a importância do voto e do voto dos jovens portugueses para a consolidação democrática de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário