domingo, 6 de fevereiro de 2022

Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

(Via P&D Factor - Associação para a Cooperação sobre População e Desenvolvimento)

A 6 de fevereiro assinala-se, anualmente, o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina. Este dia foi implementado através da Resolução 67/146 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 20 de dezembro de 2012.

O objetivo é sensibilizar a sociedade civil para a erradicação desta prática, que lesa a saúde física e psicológica de várias mulheres e meninas à volta do mundo. Por outro lado, é importante realçar que se trata de uma manifestação extrema das desigualdades entre géneros, que deverá ser combatida.

O quinto objetivo dos «Objetivos de Desenvolvimento Sustentável» da ONU - alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas - procura, também, acabar com esta prática.

O vídeo "Fight against FGM" (Female Genital Mutilation) conta com o relato da ativista gambiana Jaha Dukureh. Ela própria sobrevivente da mutilação genital feminina (MGF) e do casamento infantil forçado. Como Embaixadora Regional da Boa Vontade da ONU Mulheres para a África, está comprometida em acabar com a MGF, mobilizando os jovens e aumentando a conscientização sobre essas práticas prejudiciais com outros ativistas em todo o mundo. (Vídeo cortesia da ONU Mulheres)



Links relacionados

Sem comentários:

Enviar um comentário