O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado pela UNESCO em 1999 e reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Com esta efeméride pretende-se preservar e proteger todas as línguas faladas no Mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística. O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2022 é “Utilização da tecnologia para a aprendizagem multilingue: desafios e oportunidades" (“Using technology for multilingual learning: challenges and opportunities”), que reforça o papel potencial da tecnologia na evolução da educação multilingue e no apoio ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem de qualidade para todos/as.
A Diretora Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, na sua mensagem relativa às celebrações do Dia Internacional da Língua Materna 2022, declarou:
“A tecnologia pode fornecer novas ferramentas para proteger a diversidade linguística. Por exemplo, por via de instrumentos que facilitem a sua divulgação e análise, que nos permitam registar e preservar línguas, que por vezes só existem nas suas formas orais. Simplificando isto, a tecnologia permite que os dialetos locais se tornem em património comum. Contudo, como a Internet [também] representa um risco de uniformização linguística, devemos estar conscientes de que o progresso tecnológico só servirá o plurilinguismo enquanto nos esforçarmos por assegurar que o faça.
O desenho de ferramentas digitais em vários idiomas, o suporte ao desenvolvimento de media e o suporte ao acesso à conectividade: tudo isso precisa de ser feito para que as pessoas possam descobrir diferentes idiomas sem abrir mão das suas respetivas línguas maternas.
A Década Internacional das Línguas Indígenas, que começou este ano, deve, ao canalizar os esforços de investigadores, locutores e palestrantes, dar um novo impulso à proteção desses inestimáveis repositórios de know-how e visões de mundo. Como agência líder do trabalho relacionado com a Década, a UNESCO está totalmente comprometida com essa causa.
Neste dia internacional, exorto, assim, todos os que podem fazê-lo a defender a diversidade linguística e cultural, que constitui a gramática universal da nossa humanidade partilhada.”.
Fonte: UNESDOC: digital library. Message from Ms Audrey Azoulay, Director-General of UNESCO, on the occasion of International Mother Language Day (IMLD), 21 February 2022, acedido em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380593_eng
#MotherLanguageDay
What's your mother language?
Sem comentários:
Enviar um comentário