Para estimular a aprendizagem...
Para promover a participação na sociedade...
Para defender os direitos humanos...
Para preservar o património cultural, linguístico...
Ensina-me na minha língua materna!
A UNESCO vem liderando e defendendo a educação multilíngue baseada na língua materna desde os primeiros anos de escolaridade. A pesquisa mostra que a educação na língua materna é um fator-chave para a inclusão e a aprendizagem de qualidade, além de melhorar os resultados da aprendizagem e o desempenho académico. Isso é crucial, especialmente no 1.º CEB para evitar lacunas de conhecimento e aumentar a velocidade de aprendizagem e compreensão. E o mais importante, a educação multilíngue baseada na língua materna capacita todos os alunos a participar plenamente da sociedade. Promove a compreensão mútua e o respeito mútuo e ajuda a preservar a riqueza do património cultural e tradicional que está incorporado em todas as línguas ao redor do mundo.
No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes de garantir a todos os educandos o direito à educação na sua língua materna. Na maioria dos países, a maioria dos alunos é ensinada numa língua diferente da sua língua materna, o que compromete a sua capacidade de aprender de forma eficaz. Estima-se que 40% da população mundial não tenha acesso à educação num idioma que fale ou entenda. Existem cerca de 7.000 idiomas falados em todo o mundo hoje. Mas a diversidade linguística está cada vez mais ameaçada à medida que mais e mais línguas desaparecem num ritmo alarmante. E quando uma língua desaparece, leva consigo toda uma herança cultural e intelectual.
Fonte: UNESCO. Why mother language-based education is essential (2022, February, 18. Acedido em 22.02.2022 em https://www.unesco.org/en/articles/why-mother-language-based-education-essential
Sem comentários:
Enviar um comentário