A biblioteca escolar ao alcance de um clique
Título: Presença em linha das bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política.
Publicação: RBE: Rede de Bibliotecas Escolares, 2020.
INTRODUÇÃO
A vida profissional, pessoal e social decorre, cada vez mais, em ambientes em linha.
Num mundo cada vez mais digital, é na rede e com a rede que aprendemos
e comunicamos.
Assim, a biblioteca escolar, procurando responder às necessidades dos utilizadores,
deverá encontrar caminhos para fazer a sua transição, a nível dos serviços que presta,
para se tornar numa biblioteca com dimensão digital (ou eBiblioteca) constituindo-se
como um Hub de inovação no fornecimento de serviços digitais à comunidade que
serve. Nesta relação com e para a comunidade, torna-se imprescindível que a sua
presença digital seja forte e diversificada, por via dos canais em que marca presença.
A criação de uma imagem de marca, isto é, de uma identidade digital é o ponto de
partida para a afirmação de uma biblioteca inovadora que acrescenta valor aos serviços
e recursos que oferece à sua comunidade.
Cabe a cada biblioteca definir, implementar e consolidar a sua identidade digital,
seguindo um plano pré-estabelecido. Definir o que é importante implica priorizar entre
tudo aquilo que se considera relevante. Se a biblioteca não estabelecer prioridades e
não fizer opções de acordo com as mesmas, tudo será valorizado de igual modo e ela
andará sem rumo no ciberespaço.
Este documento apresenta um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para
garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de
partida canais existentes ou a criar. A política a definir deverá ser enquadrada num
plano de marketing e comunicação da biblioteca que engloba toda a sua estratégia de
comunicação e não apenas o que respeita à sua presença digital.
Clique na capa para aceder a este documento orientador.
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