quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Miúdos a votos: quais os livros + "fixes"?
Os candidatos do Ensino Secundário

Miúdos a votos: quais os livros mais "fixes"? é uma iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares que cruza cidadania e literacia e que se realiza, no ensino secundário, este ano pela segunda vez consecutiva.

Alunos e alunas de mais de 783 escolas inscritas nesta iniciativa enviaram os títulos que mais gostaram de ler até hoje. A partir de todos os títulos apresentados pelos alunos, e com o apoio da Pordata, foi constituída uma lista final nacional dos livros candidatos que irão a votos a 17 de março. Para entrar na lista, foi necessário recolher um número mínimo de candidaturas, tal como os candidatos a umas eleições presidenciais têm de apresentar um número mínimo de assinaturas.

Foram 30 409 os alunos que apresentaram os seus livros preferidos como candidatos às eleições de «Miúdos a Votos». Os livros que obtiveram mais de 50 nomeações nos 1º, 2º e 3º ciclos, e mais de 22, no Secundário, integram as listas que vão à votação nacional.

Os livros apurados no ensino secundário que vão às urnas são apresentados num seguinte cartaz:

Cartaz elaborado pelo aluno Diogo Santos, da turma 11.º 12

Já conhecidos os livros apurados e usando o mesmo processo de umas eleições políticas, os alunos farão campanha eleitoral pelos livros que mais gostaram de ler até hoje, estimulando a curiosidade dos colegas e amigos e fazendo com que eles também tenham vontade de ler. Ao mesmo tempo, estarão a aprender como se organizam umas eleições e para que servem. E a treinar como se transmitem aos outros, de forma convincente, as suas ideias!

Durante a campanha eleitoral, a defesa pública do candidato pode ser feita dentro da sala de aula (equivalente a uma ‘sessão de esclarecimento’), na biblioteca escolar ou na sala de alunos (equivalente a um ‘comício’), através de cartazes afixados na sala de aula, na biblioteca ou noutro local público da escola (‘cartaz’) ou das redes sociais e meios digitais da escola (equivalente a ‘tempo de antena’). Poderão também organizar debates entre vários candidatos e desenvolver outro tipo de material de propaganda, como autocolantes, pins, folhetos, etc.

Nas edições de fevereiro e março, a revista VISÃO Júnior dará espaço aos candidatos – quer fazendo entrevistas a alunos, quer publicando trabalhos escritos e cartazes. A partir de 3 de fevereiro, altura em que começa a campanha eleitoral, e até 15 de março, a cobertura estender-se-á à página da VISÃO Júnior na internet e ao Facebook.

A campanha termina a 15 de março.

Dia 16 será o dia de reflexão.

Na ESA serão defendidos os livros: 
  • "O principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry; 

  • "As vantagens de ser invisível", de Stephen Chbosky.

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