Numa iniciativa da biblioteca escolar, o jovem autor Isaac Jaló visitou ontem, dia 14 de janeiro, a Escola Secundária da Amadora para falar com os alunos de cinco turmas de 11º e 12.º ano, sobre o seu primeiro romance “Islâmicos 14:38” e do seu percurso de vida.
O nosso convidado cativou a audiência tendo-se revelado um contador de histórias e defensor do respeito pelo outro e pelos direitos humanos.
É também de realçar a importância dada pelo orador à tolerância entre as várias religiões, ao valor dos sentimentos que se adquirem com a educação e ao risco que comporta a ignorância e o preconceito.
A escrita e, em particular, o livro que apresentou, assumem um papel de denúncia contra a crueldade de muitas “tradições” que violam a integridade física e psicológica, como sucede com a prática ritual da mutilação genital feminina, que o autor condena e que, segundo dados da ONU vitima cerca de 200 milhões de meninas e mulheres em todo o mundo.
Para finalizar a sessão, o autor leu um trecho do seu livro e um poema ainda inédito, a pedido da assistência, a que se seguiu uma sessão de autógrafos.
Aqui ficam algumas imagens da sessão:
Slidely by Slidely Slideshow
Sem comentários:
Enviar um comentário