segunda-feira, 10 de março de 2014

Semana da Leitura 2014


Este ano, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs que a 8ª edição da Semana da Leitura se centre no tema “Língua Portuguesa” o que faz todo o sentido porque se celebra os 800 anos do conhecimento dos seus textos mais antigos.

A Semana da Leitura irá decorrer entre os dias 17 e 21 de março de 2014 e de forma idêntica às edições anteriores assume-se como um  pretexto, cada vez mais sistemático e consistente, de incentivo à leitura junto da Comunidade Escolar, pelo conjunto de iniciativas a ela associada.

Nesta semana, sugere-se às escolas que participem no Concurso Ler é uma Festa! E cruzem as iniciativas ligadas à escrita, à leitura e à fala em Língua Portuguesa com outros projetos, mobilizando diversos saberes na abordagem de temáticas transversais: Ciência, Comunicação, Arte, Cultura, Globalização, Saúde...

Neste sentido, convidam-se as escolas, ao longo do mês de março a aliarem a Semana da Leitura ao Programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares) e às comemorações do Dia Mundial da Saúde Oral, bem como a outras efemérides: Dia Mundial da Poesia, Dia Mundial do Teatro

Assim, entre 17 e 21 de março, esta iniciativa, subordinada na nossa Escola ao mote “O Português nas bocas do Mundo”, convoca a leitura de obras de autores lusófonos para mostrar a relevância histórica e cultural da  nossa língua na construção da identidade de diferentes povos, ajudando a (re)descobrir a pluralidade da sua dimensão no mundo.

Das várias atividades previstas para a nossa escola destaca-se:

Ø 18 de março

Breves Leituras – Leitura de textos que abordam a temática da Língua Portuguesa, em simultâneo na sala de aula.

Ø21 de março

Estendal de poesia e leitura de poemas.

ØDe 17 a 21 de março

m Mostra bibliográfica dedicada à Lusofonia

m Ler + e … em português – Leitura em voz alta de textos de autores lusófonos.

ØDe 26 a 28 de março

Feira do Livro.

Ø3 de abril

Conversas ao fim da tarde, com o tema “Teatro - cenas e peças”.

A Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos convida toda a Comunidade Educativa a participar nas atividades programadas e a festejar a leitura e a Língua Portuguesa.

Junte-se à festa.

Aqui fica o cartaz com a programação da nossa Semana da Leitura:



Sem comentários:

Enviar um comentário