segunda-feira, 31 de março de 2014

2ª Edição do Concurso "Jovens Autores de Histórias Ilustradas"



O Concurso «Jovens Autores de Histórias Ilustradas», 2ª Edição, 2014,é uma iniciativa da NISSAN, com o apoio do Plano Nacional de Leitura(PNL) e da editora LEYA e que segue o modelo “Childrens Story & Picture Book”, organizado pela Nissan Motor Co. Ltd., no Japão.

O Concurso procura, em Portugal, os “novos talentos” da escrita e da ilustração que, através da sua intuição e criatividade, possam propor desafios originais à reflexão crítica sobre o tema “Um futuro de zero emissões”. O concurso é dirigido aos alunos do Ensino Secundário que tenham até 21 anos e decorre na escola e, em duas fases.

Na primeira, as histórias são escritas e apresentadas a um júri do estabelecimento de ensino, que seleciona a melhor. Depois, cabe à escola avançar com o concurso de ilustração da história vencedora, selecionando o melhor trabalho. De acordo com o regulamento, também são admitidos projetos produzidos por dois alunos, um que escreve o texto e outro que o ilustra. Cada trabalho não poderá ter mais de dez páginas e deverão ser enviados por correio eletrónico, prontos a serem editados.

Até dia 1 de Junho, os trabalhos podem ser elaborados, escolhidos um por escola e enviados para o júri nacional. Este, de 2 a 16 do mesmo mês, vai analisar e seleccionar os trabalhos. Haverá um deles que será escolhido pela comunidade do Facebook da Nissan.

A 17 de Junho, os trabalhos serão divulgados nos meios próprios dos parceiros e por e-mail institucional. Os vencedores integrarão a edição em livro. Por fim, de 1 e 7 de Julho vai realizar-se a cerimónia de entrega de prémios aos trabalhos vencedores.

O júri nacional é constituído pelos escritores António Torrado e Alice Vieira, e elementos de todos os parceiros do projeto, além de representantes da Sociedade Portuguesa de Autores e da Sociedade Portuguesa de Belas Artes.

Para mais informações consulta o regulamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário