segunda-feira, 17 de julho de 2023

Prioridades para as Bibliotecas Escolares 2023/2024

A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) já definiu e publicou as áreas de intervenção priioritárias, para o ano letivo 2023/2024, embora devam continuar a ser trabalhados os vários fatores críticos de sucesso nos diferentes domínios de atuação da biblioteca.

As prioridades fixadas para o próximo ano letivo surgem na continuidade das definidas em anos anteriores e têm como lema "Iteração e consolidação", o que significa que, na verdade, as prioridades reiteram o que foi definido para o ano transato: quando em 2022-2023 se destacava a necessidade de Inclusão, Recuperação & Inovação, em 2023-2024, afirma-se a imposição de aperfeiçoar e consolidar, em todos os domínios da intervenção das bibliotecas, as práticas de inclusão, recuperação e inovação que vêm do passado e, é claro, introduzir outras que se apresentem como relevantes.

Também os grandes focos se mantêm, sempre com a ideia de que é necessário repetir, aperfeiçoar e consolidar dinâmicas que respondem a imperativos claramente identificados:

  • O movimento global de transição digital continua a exigir que as bibliotecas se desenvolvam do ponto de vista digital e contribuam para esse movimento ao nível da escola, nas várias dimensões da sua ação.

  • A multifuncionalidade da ação da biblioteca que, hoje tem expressão analógica e digital, impõe a sua adaptação às necessidades atuais no que respeita aos seus espaços.

  • As competências da leitura e da escrita, essenciais a toda a aprendizagem, continuam a exigir um investimento muito significativo.

  • A revolução digital em curso, torna imprescindível, para uma participação efetiva na sociedade, uma combinação de competências digitais, de informação e media.

  • A atualidade tem demonstrado a necessidade premente de valorização do ser humano, na sua plenitude e pluralidade, na sua relação com o outro e com o planeta e nas suas múltiplas expressões.



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