segunda-feira, 13 de junho de 2022

A importância da educação no combate ao trabalho infantil



Existe um amplo consenso de que a forma mais eficaz de travar o fluxo de crianças em idade escolar para o trabalho infantil consiste em melhorar o acesso à escola e a qualidade da escolaridade, para que as famílias tenham a oportunidade de investir na educação dos seus filhos e o retorno desse investimento seja superior ao que está associado ao envolvimento das crianças no trabalho. Por outro lado, quando os rendimentos esperados da educação são baixos, ou os custos da educação são incomportáveis, é provável que os agregados familiares considerem a escolaridade como uma alternativa ao trabalho menos atrativa ou viável para os seus filhos.

A educação desempenha um papel importante ao fornecer às crianças competências para a vida e futuras oportunidades de emprego. As crianças que estão na escola são menos propensas a serem vítimas de trabalho infantil.

Por outro lado, o trabalho infantil é um dos principais obstáculos à consecução do ODS 4 - Educação de qualidade - , uma vez que o envolvimento no trabalho infantil é geralmente impeditivo da possibilidade das crianças frequentarem a escola e terem um bom aproveitamento. 

As estimativas globais apontam que um número muito elevado de crianças em trabalho infantil está completamente privado de educação. No escalão etário dos 5 aos 14 anos, há 36 milhões de crianças em situação de trabalho infantil que estão fora da escola, representando 32% de todas as que trabalham nesta faixa etária. As estatísticas a nível nacional indicam igualmente, em quase todos os países, um fosso significativo de frequência entre as crianças em trabalho infantil e as crianças que não trabalham. Os estudos sugerem que o trabalho infantil também afeta negativamente a aprendizagem do número considerável de crianças que combinam o trabalho com a escola, resultando muitas vezes no abandono precoce da escola e na entrada no mercado de trabalho em regime de tempo completo.

Fonte:
OIT (2018). Eliminar o trabalho infantil até 2025 : uma análise das políticas e dos programas. Acedido em 13.06.2022 em
http://www.oit.org/wcmsp5/groups/public/---europe/---ro-geneva/---ilo-lisbon/documents/publication/wcms_819744.pdf

OIT (2020). Covid-19 : protejam crianças e adolescentes do trabalho infantil, agora mais que nunca!. Acedido em 13.06.2022 em

Sem comentários:

Enviar um comentário