segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Homenagem a Manuel António Pina



No dia de hoje, há setenta anos (1943), nasceu Manuel António Pina, no Sabugal (Beira Alta) que se notabilizou como escritor e jornalista. Por isso o Museu Nacional da Imprensa preparou uma série de iniciativas para assinalar esta data a que designou PINA 70: a poesia no mundo e que pretende envolver escolas e universidades de Portugal e dos países de língua oficial portuguesa, bem como escolas/centros de Português de outros países, tendo como atividade principal a leitura de poemas de Manuel António Pina em algum momento deste dia 18 de novembro.

Trata-se de uma atividade simples, mas de grande significado, por envolver, nos mais diversos locais do mundo lusófono, a evocação daquele jornalista e escritor que o Museu Nacional da Imprensa homenageou em 2012, com uma exposição bio-bibliográfica.

Sendo o jornalista mais premiado de sempre, Manuel António Pina deixou uma obra singular, no campo da poesia, da crónica, da literatura infanto-juvenil e do teatro, tendo ganho o Prémio Camões, em 2011, pela “originalidade e diversidade do conjunto da obra premiada”.

Neste contexto a Biblioteca Escolar – Centro de Recursos Educativos associou-se à iniciativa PINA 70: a poesia no mundo tendo durante o dia de hoje distribuído alguns poemas do autor a alunos e professores. 


Para ficar a conhecer a poesia de Manuel António Pina ficam aqui 10 poemas selecionados pelo Museu Nacional da Imprensa:


Sem comentários:

Enviar um comentário