segunda-feira, 25 de abril de 2022

48.º aniversário da Revolução de 25 de Abril


Hoje comemoram-se 48 anos desde a Revolução de 25 de Abril de 1974, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril.

Esta Revolução foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. 

Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicações corporativistas como a luta pelo prestígio das forças armadas, acabando por atingir o regime político em vigor. Com reduzido poder militar e com uma adesão em massa da população ao movimento, a reação do regime foi praticamente inexistente e infrutífera, registando-se apenas quatro civis mortos e quarenta e cinco feridos em Lisboa, atingidos pelas balas da Direção Geral de Segurança (PIDE/DGS).

Assim, ao fim de 48 anos de ditadura, o regime político autoritário e autocrata do Estado Novo (aprovado na Constituição de 1933) foi derrubado e deu-se início a um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático.

Para aproveitar este feriado da melhor maneira, apresentamos 6 documentários/filmes em versão integral e um trailer de um filme animado de curta metragem, para ficar a conhecer melhor um dos eventos mais marcantes da nossa história e os seus antecedentes.

1. As Armas e o Povo (1975)

As Armas e o Povo é um documentário produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica que ilustra os primeiros seis dias da Revolução de Abril, isto é, o período que decorreu entre o 25 de Abril e dia 1 de Maio, dia do Trabalhador. Este documentário recua também ao Golpe de 28 de Maio de 1926 para permitir ao espectador perceber os movimentos que contribuíram desde muito cedo para esta revolução.



2. Bom povo português (1980)

Bom povo português é um documentário histórico realizado por Rui Simões, que descreve a situação social e política de Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e 0 25 de Novembro de 1975.

3. Capitães de Abril (2000)

Filme de Maria de Medeiros, foi co-produzido por Portugal, Espanha, França e Itália. Toda a história baseia-se no golpe de estado que ocorreu em Portugal, prestando homenagem aos soldados que tiraram o país do regime ditatorial, dando principal destaque a Salgueiro Maia.



4. Cartas a uma ditadura (2006) 

A longa metragem, realizada por Inês de Medeiros, tem por base uma centena de cartas, escritas por mulheres portuguesas em 1958, que foram encontradas por acaso por um alfarrabista (colecionador de livros e documentos antigos), que não as leu por achar se tratarem de cartas de amor. 

As cartas respondiam a uma circular enviada por um misterioso Movimento de Apoio à Ditadura do qual não há qualquer referência nos livros de História. A circular original nunca foi encontrada, mas, pelas respostas em mãos, percebe-se que era um convite para que as mulheres se mobilizassem em nome da paz, da ordem e, sobretudo, em defesa do "salvador da pátria": António de Oliveira Salazar (1889-1970). 

Em todas as cartas, essas mulheres explicitam a gratidão e a admiração que têm pelo ditador. Mas, como se a necessidade de falar fosse mais forte, por entre chavões e frases feitas surgem por vezes o medo, a tristeza e o isolamento em que se vivia em Portugal nos anos 50. Assinam as cartas uma costureira, muitas professoras primárias, donas de casa e algumas esposas de homens importantes do regime. Ao confrontar essas mulheres com os fantasmas do passado, e graças a um material de arquivo inédito, Cartas a uma Ditadura é um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou Portugal por mais de 50 anos.



5. A hora da liberdade (1999) 

Ficção documental realizada por Joana Pontes que retrata o que ocorreu a partir da noite de 24 de Abril de 1974 e no dia de 25 de Abril de 1974.



6. Torre Bela (1977)

Sob o lema "a terra para quem a trabalha", a reforma agrária do período da democratização arrancou com várias ocupações de terras um pouco por todo o país, protagonizadas por movimentos populares. Uma das quais foi a Herdade da Torre Bela ocupada a 23 de abril de 1975 por vários trabalhadores da Azambuja, numa ocupação que ocorreu sem intervenção partidária e que deu origem a uma cooperativa popular.

A ocupação da Herdade da Torre Bela ficou registada no documentário do alemão Thomas Harlan, de 1977.



7. Os salteadores (1993) excerto

Realizado por Abi Feijó a curta animação de animação decorre dentro de um carro, numa viajem à noite ao longo da costa portuguesa, nos anos 50, ouve-se uma discussão sobre a identidade de um grupo de homens, capturados e mortos há alguns anos no decorrer do guerra civil espanhola. Três perspectivas são confrontadas num discurso que revela a face e as sensibilidades ideológicas do regime fascista português. Como se a História pudesse ser inventada ou esquecida...


Sem comentários:

Enviar um comentário