No dia 22 de Abril, celebra-se o Dia da Terra, por essa razão deixamos uma lista de sugestões de apresentação de dez documentários que abordam as adversidades ambientais, assim como nos ajudam a perceber como podemos contribuir para tornar o planeta mais saudável.
1. COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE (2014)
Documentário realizado em 2014, por Kip Anderson e Keegan Kuhn, faz revelações chocantes sobre criação de gado e de que forma prejudica a saúde do nosso planeta. De acordo com os dados recolhidos, a indústria agropecuária é uma das principais responsáveis pela poluição e pela desflorestação, sendo a maior emissora de gases de estufa na atualidade.
2. A PLASTIC OCEAN (adaptação)
O documentário que se apresenta é uma adaptação do documentário original "A plastic ocean", de 2016, realizado pela Plastic Oceans Foundation - e faz refletir - sobre o aumento de plásticos no oceano e as consequências para a vida marinha e para a saúde humana.
3. SEASPIRACY (2021)
O cineasta Ali Tabrizi, 27 anos, natural do Sudoeste de Inglaterra e um dos cocriadores do documentário Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade- talvez daí a parecença do nome - juntou-se à gigante plataforma de streaming Netflix e explora os impactos da pesca internacional na vida marinha e nos problemas ambientais. Apesar de recente, este documentário tem gerado diversas reações, quer positivas, quer negativas, nas redes sociais. Conta com a participação de George Monbiot, um prestigiado jornalista, escritor e ambientalista britânico e com testemunhos da organização de conservação marinha Sea Shepherd. Ao longo do documentário, são apresentadas diversas estatísticas para comprovar o impacto negativo da pesca nos oceanos.
Versão integral gratuita disponível aqui
4. CHASING ICE (2012)
Durante três anos e através de 300 câmaras colocadas no Alasca, na Gronelândia e na Islândia, o fotógrafo do National Geographic, James Balog, retrata as mudanças das superfícies frias do nosso planeta, o efeito direto do aquecimento global. Um dos momentos mais chocantes ao longo do documentário foi o degelo de um iceberg gigantesco na Gronelândia, considerado o maior degelo alguma vez registado em vídeo.
Versão integral gratuita disponível aqui
5. CHASING CORAL (2017)
6. THE IVORY GAME (2016)
Depois de dirigir Chasing Ice em 2012, Jeff Orlowski mudou o seu foco do ártico para o oceano com este documentário. Este último documenta o branqueamento de corais e o impacto ambiental das emissões de carbono e pesticidas nos recifes. Como muitos filmes desta lista, este documentário da Netflix é um chamado à consciência sobre os impactos tangíveis e quantificáveis do aquecimento global.
6. THE IVORY GAME (2016)
O documentário expõe o mundo sombrio do tráfico de marfim. O marfim é um símbolo de status valorizado para a classe média chinesa, e os caçadores furtivos procuram os elefantes africanos, dizimando-os. O premiado diretor Richard Ladkani e Kief Davidson filmaram disfarçados e infiltrados, documentando a corrupção enraizada no cerne da crise global do tráfico de marfim.
Versão integral disponível aqui
Consultar site oficial >>
7. BLACKFISH (2013)
8. VIRUNGA (2014)
Este documentário inesquecível sacudiu o mundo quando foi lançado em 2013. Blackfish segue a história de uma orca chamada Tilikum, destacando a inteligência da espécie e o impacto do cativeiro ao longo da vida. Os críticos consideraram o filme "surpreendente", "poderoso" e "uma exposição preocupante do perigoso comércio de entretenimento do Sea World". O documentário contribuiu para o parque de diversões fazer várias alterações.
Reproduzimos aqui a curta versão de cerca de 15 minutos.
8. VIRUNGA (2014)
Um grupo de bravos indivíduos arrisca suas vidas para salvar o último dos gorilas das montanhas do mundo; no meio de uma guerra civil renovada e uma disputa pelos recursos naturais do Congo. "O Parque Nacional de Virunga, no Congo, é um lugar de beleza natural única. É o lar de uma infinidade de animais e vegetação maravilhosos, mas como costuma acontecer, tem vários problemas graves que o ameaçam. É o local de violência humana, corrupção e exploração. Os desastres que se manifestam especificamente são dois grupos diferentes, o M23 e a SOCO International. Os primeiros são uma força rebelde violenta que se envolve numa guerra civil em curso com o governo congolês e este último é uma empresa britânica de energia especializada em exploração de petróleo. Tanto o M23 quanto a SOCO invadem o parque à sua maneira e nenhum dos dois parece muito interessado nas leis que foram criadas para proteger a flora e a fauna existentes lá, muito menos as pessoas que lá vivem. Não parece surpreendente no caso do M23, visto que são paramilitares.
Versão integral disponível aqui
Consultar site oficial >>
9. ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD (2007)
9. ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD (2007)
Neste documentário Werner Herzog serve como narrador e guia numa viagem à Antártica, e o resultado é um estudo cuidadoso (embora às vezes absurdo) do meio ambiente e da natureza humana.
10. OUR PLANET | FRESH WATER (2020)
Documentário de Netflix narrado por Sir David Attenborough sobre a necessidade de água potável e a sua escassez, que afeta todos os seres vivos.
Fontes de consulta:
- SIMÕES, Catarina; "Quatro documentários para refletir sobre os problemas ambientais" in GQ : culto, de 20.04.2022 (Em linha) (Consult. 21.04.2021) Disponível em https://www.gqportugal.pt/documentarios-para-refletir-sobre-os-problemas-ambientais
- PRIME, Marie Sophie;"16 incredible nature documentary series and movies to stream righ now", in Rotten Tomatoes (Em linha) (Consult. 21.04.2022) Disponível em https://editorial.rottentomatoes.com/article/incredible-nature-documentary-series-and-movies-to-stream-right-now/
Sem comentários:
Enviar um comentário