sexta-feira, 22 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra | 10 documentários

No dia 22 de Abril, celebra-se o Dia da Terra, por essa razão deixamos uma lista de sugestões de apresentação de dez documentários que abordam as adversidades ambientais, assim como nos ajudam a perceber como podemos contribuir para tornar o planeta mais saudável. 

1. COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE (2014)

Documentário realizado em 2014, por Kip Anderson e Keegan Kuhn, faz revelações chocantes sobre criação de gado e de que forma prejudica a saúde do nosso planeta. De acordo com os dados recolhidos, a indústria agropecuária é uma das principais responsáveis pela poluição e pela desflorestação, sendo a maior emissora de gases de estufa na atualidade.



2. A PLASTIC OCEAN (adaptação)

O documentário que se apresenta é uma adaptação do documentário original "A plastic ocean", de 2016, realizado pela Plastic Oceans Foundation - e faz refletir - sobre o aumento de plásticos no oceano e as consequências para a vida marinha e para a saúde humana. 



3. SEASPIRACY (2021)

O cineasta Ali Tabrizi, 27 anos, natural do Sudoeste de Inglaterra e um dos cocriadores do documentário Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade- talvez daí a parecença do nome - juntou-se à gigante plataforma de streaming Netflix e explora os impactos da pesca internacional na vida marinha e nos problemas ambientais. Apesar de recente, este documentário tem gerado diversas reações, quer positivas, quer negativas, nas redes sociais. Conta com a participação de George Monbiot, um prestigiado jornalista, escritor e ambientalista britânico e com testemunhos da organização de conservação marinha Sea Shepherd. Ao longo do documentário, são apresentadas diversas estatísticas para comprovar o impacto negativo da pesca nos oceanos.



Versão integral gratuita disponível aqui


4. CHASING ICE (2012)

Durante três anos e através de 300 câmaras colocadas no Alasca, na Gronelândia e na Islândia, o fotógrafo do National Geographic, James Balog, retrata as mudanças das superfícies frias do nosso planeta, o efeito direto do aquecimento global. Um dos momentos mais chocantes ao longo do documentário foi o degelo de um iceberg gigantesco na Gronelândia, considerado o maior degelo alguma vez registado em vídeo. 


Versão integral gratuita disponível aqui

5. CHASING CORAL (2017)

Depois de dirigir Chasing Ice em 2012, Jeff Orlowski mudou o seu foco do ártico para o oceano com este documentário. Este último documenta o branqueamento de corais e o impacto ambiental das emissões de carbono e pesticidas nos recifes. Como muitos filmes desta lista, este documentário da Netflix é um chamado à consciência sobre os impactos tangíveis e quantificáveis do aquecimento global.



6. THE IVORY GAME (2016)

O documentário expõe o mundo sombrio do tráfico de marfim. O marfim é um símbolo de status valorizado para a classe média chinesa, e os caçadores furtivos procuram os elefantes africanos, dizimando-os. O premiado diretor Richard Ladkani e Kief Davidson filmaram disfarçados e infiltrados, documentando a corrupção enraizada no cerne da crise global do tráfico de marfim.



Versão integral disponível aqui 

Consultar site oficial >>

7. BLACKFISH (2013)

Este documentário inesquecível sacudiu o mundo quando foi lançado em 2013. Blackfish segue a história de uma orca chamada Tilikum, destacando a inteligência da espécie e o impacto do cativeiro ao longo da vida. Os críticos consideraram o filme "surpreendente", "poderoso" e "uma exposição preocupante do perigoso comércio de entretenimento do Sea World". O documentário contribuiu para o parque de diversões fazer várias alterações.
Reproduzimos aqui a curta versão de cerca de 15 minutos. 



8. VIRUNGA (2014)

Um grupo de bravos indivíduos arrisca suas vidas para salvar o último dos gorilas das montanhas do mundo; no meio de uma guerra civil renovada e uma disputa pelos recursos naturais do Congo. "O Parque Nacional de Virunga, no Congo, é um lugar de beleza natural única. É o lar de uma infinidade de animais e vegetação maravilhosos, mas como costuma acontecer, tem vários problemas graves que o ameaçam. É o local de violência humana, corrupção e exploração. Os desastres que se manifestam especificamente são dois grupos diferentes, o M23 e a SOCO International. Os primeiros são uma força rebelde violenta que se envolve numa guerra civil em curso com o governo congolês e este último é uma empresa britânica de energia especializada em exploração de petróleo. Tanto o M23 quanto a SOCO invadem o parque à sua maneira e nenhum dos dois parece muito interessado nas leis que foram criadas para proteger a flora e a fauna existentes lá, muito menos as pessoas que lá vivem. Não parece surpreendente no caso do M23, visto que são paramilitares.



Versão integral disponível aqui

Consultar site oficial >>


9. ENCOUNTERS AT THE END OF THE WORLD (2007)

Neste documentário Werner Herzog serve como narrador e guia numa viagem à Antártica, e o resultado é um estudo cuidadoso (embora às vezes absurdo) do meio ambiente e da natureza humana.




10. OUR PLANET | FRESH WATER (2020)

Documentário de Netflix narrado por Sir David Attenborough sobre a necessidade de água potável e a sua escassez, que afeta todos os seres vivos.



Fontes de consulta:

Sem comentários:

Enviar um comentário