«Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» é um projeto de promoção simultânea de cidadania e de leitura. Estarmos informados é condição essencial de uma cidadania de pleno direito. Com a pandemia, a desinformação e as fake news aumentaram exponencialmente, tornando mais urgente aprendermos todos a consumir (e produzir) boa informação.
Com este objetivo a VISÃO Júnior, através da sua parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), acrescenta, este ano, uma vertente ao projetos ‘Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?’: a literacia mediática.
• Ajudar a organizar o processo eleitoral na escola;
• Fazer campanha eleitoral por um livro;
• Votar;
• podem a partir deste ano, Reportar aos outros o que se passa, através de:
✒escrever uma notícia;
✒fazer uma reportagem;
✒escrever uma coluna de opinião
– e ver publicada no sítio de um órgão de comunicação social nacional, porque serão os repórteres da VISÃO Júnior na sua escola. Serão eles a contar aos leitores da revista o que se está lá a passar. Serão também eles a informarem os seus colegas.
- Como funciona o mundo da informação?
- Como trabalham os jornalistas?
- O que é que os jornalistas têm de diferente?
- Como se faz uma notícia?
- Qual a diferença entre uma notícia e uma opinião?
- Como se faz uma reportagem?
- Uma imagem também informa?
Para este efeito, a equipa da VISÃO Júnior organiza uma série de sessões online, através de uma plataforma electrónica, para alunos e professores.
Em janeiro, realizar-se-ão sessões em que se falará da diferença entre uma notícia e uma reportagem, as regras que os jornalistas têm de seguir, como estruturar a reportagem, ângulos de abordagem, etc.
• 20 de janeiro, 11h – 2º e 3º ciclos.
• 29 de janeiro, 11h – secundário.
Em fevereiro, as sessões serão realizadas por um repórter fotográfico, que abordará questões relacionadas com a imagem:
• 3 de fevereiro, 11h – 1º ciclo.
• 9 de fevereiro, 11h – 2º e 3º ciclos.
• 10 de fevereiro, 11h – secundário.
Em março, com a campanha eleitoral já a decorrer, o objetivo das sessões será ajudar a resolver questões práticas relacionadas com a produção dos textos. Serão também abordadas questões relacionadas com a cobertura jornalística durante as campanhas eleitorais:
• 9 de março – 2º e 3º ciclos.
• 15 de março – secundário.
OBSERVAÇÕES:
- Poder-se-ão combinar sessões adicionais ou noutros horários.
- Caso seja possível, poder-se-á também equacionar a deslocação de um jornalista à escola.
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