quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Livro do Mês - Janeiro de 2021

Face ao ataque ao coração da demogracia dos EUA ocorrido ontem no Capitólio, em Washington, a biblioteca elege como livro do mês a obra "Isso não pode acontecer aqui", de Sinclair Lewis.


Esta escolha visa contribuir para a reflexão e tomada de consciência da fragilidade dos regimes democráticos face ao crescimento do populismo da extrema-direita, da manipulação da informação e da utilização de "fake news".

Isso não Pode Acontecer Aqui foi escrito durante a Grande Depressão e publicado quando o fascismo começava a emergir na Europa de forma alarmante. Conta a história de Buzz Windrip, um demagogo xenófobo e racista que, apesar de praticamente iletrado, consegue derrotar Franklin Delano Roosevelt nas eleições presidenciais com a promessa de um regresso da América à prosperidade e ao orgulho, acabando por instaurar um regime ditatorial apoiado por forças militares altamente repressivas que nunca até ali os eleitores julgaram possível.

No centro da ação, está Doremus Jessup, um jornalista do Connecticut que testemunha com horror a fragilidade da democracia e se torna um dos grandes resistentes à tirania, passando à clandestinidade.


Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Harry Sinclair Lewis (7 de fevereiro de 1885 - 10 de janeiro de 1951) foi um romancista e crítico norte-americano. Em 1902 foi estudar na Oberlin Academy mas acabou por se mudar para a Universidade de Yale, onde se formou em 1908. Entretanto participou na Yale Literary Magazine. Após os estudos trabalhou em publicidade, não deixando, no entanto, de se dedicar à escrita, atividade a que mais tarde se veio a dedicar a tempo inteiro. Foi o primeiro escritor do seu país a ser galardoado com um Prémio Nobel, em 1930. O prémio consagrava uma obra literária representativa da vida americana. Main Street (A Rua Principal, 1920) Babbitt (1922), Arrowsmith (1925), Elmer Gantry (1927) e Dodsworth (1929) são as obras de maior destaque.

Sem comentários:

Enviar um comentário