No âmbito do Projeto Nunca Esquecer, a Memoshoá, em conjunto com o Yad Vashem, irá promover, online, uma série de Encontros de Professores, que incluem um painel de investigadores de meios académicos e professores portugueses graduados pelo Yad Vashem.
O primeiro encontro realizar-se-á amanhã, dia 26 de janeiro, às 18H00 e contará com a apresentação da exploração pedagógica do livro de banda Desenhada "Aristides de Sousa Mendes, herói do Holocausto", de José Ruy, no âmbito do projeto educativo "Dever de Memória", do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. Nesta sessão destaca-se também a entrevista ao autor e artista do livro - José Ruy.
No segundo encontro, programado no dia 9 de fevereiro, às 18H00, será apresentado o livro "Cultura, ideología y fascismo - sociedad civil iberoamericana y Holocausto", da autoria de Leonardo Senkmann e Avraham Milgram e contará com a presença da Dra. Cláudia Ninhos, investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH e o Dr. João Paulo Avelãs Nunes, professor de História contemporânea da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra.
O terceiro encontro irá decorrer no dia 9 de março, às 18H00 com a conferência: "O gueto de Terezin - 700 dias de infância em 'um mosaico colorido de vida e morte'. Uma dissonância criativa da realidade e da imaginação", apresentada por Raquel Orensztajn, coordenadora e conferencista do Departamento de Capacitação de Professores da Escola Internacional para o Estudo do Holocausto do Yad Vashem.
São encontros enriquecedores, quer do ponto de vista do conhecimento científico, quer do ponto de vista pedagógico, sobre um tema que mantém a atualidade pela necessidade de manter viva a Memória do Holocausto, para nunca mais acontecer.
Para participar nestes Encontros descarregue aqui o flyer onde poderá encontrar o programa completo com a hiperligação para a inscrição (cada encontro tem uma inscrição separada).
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário