Numa justa homenagem ao centenário do nascimento de Clarice Lispector (10.12.1920 - 10.12.2020) a Biblioteca elege como livro do mês a obra " Contos".
A obra de Clarice Lispector marcou o século XX brasileiro e deixou um rasto singular na literatura de Língua Portuguesa.
«Amo esta língua», dizia. «Não é uma língua fácil. É um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve querendo roubar às coisas e pessoas a sua primeira camada superficial. É uma língua que por vezes reage contra um pensamento mais complexo. Por vezes o imprevisto de uma frase causa-lhe medo. Mas eu gostava de manejá-la - tal como outrora gostava de montar um cavalo para o levar pelas rédeas, umas vezes lentamente, outras a galope.»
(In: contracapa do livro)
Nesta obra, que reúne grande parte dos contos de Clarice Lispector, a autora aborda temas tradicionalmente relacionados com a esfera feminina, situados social e historicamente e, na qual, evidencia a dimensão reflexiva e melancólica que a caracteriza.
Fica aqui uma pequena nota sobre a autora:
Clarice Lispector nasceu a 10 de dezembro de 1920 na Ucrânia, então em vias de integração na URSS. Os pais eram judeus e o seu nome de batismo Chaya Lispector.
A família fora vítima dos pogroms, particularmente intensos a partir de dezembro de 1918. Foi para fugir à devastação da guerra civil que os Lispectors emigraram para o Brasil em 1922, fixando-se primeiro em Maceió e depois no Recife.
Clarice, nome adotado no Brasil, demonstrou um precoce interesse pelas palavras.
Continua >>
Sem comentários:
Enviar um comentário