sexta-feira, 5 de junho de 2020

Ensino Híbrido | Modelos

Imagem: https://www.thinglink.com/scene/1123799019135434755

O ensino híbrido (desenvolvido por Clayton Christensen e Michael B. Horn*) serve-se da tecnologia para potenciar a aprendizagem em ambiente online e presencial - blended learning. Desta forma, promove-se a diferenciação do ensino e da aprendizagem - tempo, lugar, modo e ritmo - pelo que os alunos aprendem mais e melhor.

Este tipo de ensino implica a reorganização da sala de aula e a forma como o professor a gere, pois devem ser criados momentos de interação e colaboração entre os alunos, que se assumem como criadores da sua própria aprendizagem, com recurso à tecnologia.

Dentro desta modalidade híbrida de aprendizagem existe duas subcategorias: os modelos sustentados, que detêm características do ensino tradicional e os modelos disruptivos, que visam romper com o modelo educacional tradicional.


MODELOS SUSTENTADOS:

➽Rotação por Estação

Nesta modalidade a turma é dividida em estações de trabalho, portanto, cada estação tem um objetivo específico. Mas cada um deles está ligado ao objetivo central da aula.

Cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. 

As estações são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem. 

Por ser um modelo de ensino híbrido, algumas das estações são feitas de forma online para que os alunos possam ter mais autonomia...

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➽Laboratório Rotacional

Esta modalidade divide a forma de aprendizagem em duas. Por exemplo, numa aula o professor divide a turma em dois grupos: um deles irá desenvolver um módulo prático, enquanto os outros irão desenvolver um módulo teórico, geralmente numa sala de informática.

Cada grupo fica um tempo determinado em cada módulo, após determinado período trocam, fazendo com que os dois grupos passem pelos mesmos módulos e possam aprender de formas diferentes um mesmo tema.

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➽Sala de Aula Invertida

Nesta modalidade híbrida de aprendizagem inverte-se a relação tradicional entre o tempo de aula e o trabalho realizado em casa. Os alunos estudam em casa online os conteúdos antes da aula, de forma a prepararem-se para as atividades posteriores a realizar na aula e os professores usam o tempo de aula para trabalho prático ou projetos.

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MODELOS DISRUPTIVOS:

➽Rotação Individual

O modelo de Rotação Individual permite que os alunos circulem nas estações, em horários individuais definidos pelo professor. Ao contrário dos outros modelos de rotação, os estudantes não têm de circular por todas as estações, mas apenas nas selecionadas pelo professor, tendo em conta o perfil de cada aluno.

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➽Modelo Flex

O modelo Flex permite que os estudantes se movam em horários fluídos entre as atividades de aprendizagem de acordo com as suas necessidades, em ambiente online

Os professores apoiam os estudantes de acordo com as suas necessidades. 

Este modelo promove a autonomia dos estudantes.

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➽Modelo À La Carte

No modelo À La Carte o curso decorre totalmente online com o apoio de um tutor, podendo manter-se o ensino presencial. 

Este modelo proporciona flexibilidade e é uma ótima opção quando as escolas não podem oferecer cursos de áreas específicas.

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➽Modelo Virtual Enriquecido

O modelo Virtual Enriquecido é uma alternativa ao ensino a distância, permitindo que os estudantes concluam a maioria dos cursos online, continuando a frequentar a escola para sessões presenciais com um professor. 

Ao contrário da Sala de Aula Invertida, os cursos no modelo Virtual Enriquecido geralmente não exigem a presença diária na escola; alguns cursos podem apenas exigir a presença do aluno duas vezes por semana, por exemplo.

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Mais do que usar a tecnologia como um fim em si, o ensino híbrido visa a integração real da tecnologia no ensino e na aprendizagem, isto é, os recursos digitais são os meios que garantem que cada estudante aprende ao seu próprio ritmo.

*CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. (2008). Disrupting Class: How disruptive innovation will change the way the world learns. New York: McGraw-Hill.



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FONTE:
Biblio Tubers; "De que se fala quando se fala de Ensino Híbrido?" (Em linha) (Consult. 04.06.2020) Disponível em https://bibliotubers.com/de-que-se-fala-quando-se-fala-de-ensino-27463?fbclid=IwAR2KkxngVSxaKS3WSEgmMxRwlkWqPlcJADQEnzSlkqsNDXuBWqfcLRFrWhU

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