sexta-feira, 5 de junho de 2020

A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades | Ebook



A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala ...
Título original: The promise of large-scale learning assessments: acknowledging limits to unlock opportunities
Publicado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável coloca nova ênfase na aprendizagem equitativa, eficaz e relevante para todos, com maiores esforços sendo feitos para orientar o progresso em direção a esse objetivo. No centro desse esforço estão as avaliações de aprendizagem em larga escala (AALEs), que ganharam destaque como um componente estratégico crucial para monitorar os resultados dos processos educacionais.

As AALEs disseminaram-se pelo mundo nas últimas duas décadas, e atualmente são administrados em mais da metade dos países ao redor do mundo. A utilidade das AALEs como indutoras do progresso educacional foram analisadas na literatura especializada.

Como resultado as expectativas sobre as AALEs continuam a crescer, contudo poucos se sabe sobre seus limites. 

Uma série de atores interessados e investigadores na área da educação levantaram questões relativas às consequências imprevistas das AALEs. Os possíveis efeitos colaterais decorrem de como elas são projetadas e do possível uso indevido dos dados das avaliações para fundamentar políticas e práticas educacionais.

Idealmente um entendimento de como elas servem para promover a agenda educacional deve ser equilibrado com um entendimento equivalente das possíveis armadilhas que representam quando usadas incorretamente. Esta publicação visa a contribuir para o debate global em andamento, analisando o que sabemos sobre os aspectos positivos das AALEs e esclarecendo as consequências imprevistas negativas que elas podem acarretar.

Clique na imagem para aceder à publicação.

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