terça-feira, 30 de junho de 2020

História do Cerco de Lisboa | Dossiê


A mais recente edição da revista Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo) publica um dossiê da “História do Cerco de Lisboa”, romance de José Saramago.

Os artigos publicados foram apresentados durante um seminário que teve lugar na instituição no ano passado e que tinha como propósito assinalar os 30 anos da publicação do livro.

Escrevem nesta edição da revista: Jaime Bertoluci, professor e pesquisador do Departamento de Ciências Biológicas; Marcelo Lachat, doutor em Literatura Portuguesa pela USP e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Jean Pierre Chauvin, doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Professor responsável pela disciplina de graduação A prosa de José Saramago na Escola de Comunicações e Artes da USP.


José Saramago: Temas e Linguagens

BERTOLUCI, JAIME

LACHAT, MARCELO

CHAUVIN, JEAN PIERRE


Fonte:
Fundação José Saramago. Disponível em https://www.josesaramago.org/historia-do-cerco-de-lisboa-dossie-na-revista-de-estudos-avancados-da-usp-universidade-de-sao-paulo/

sábado, 27 de junho de 2020

"Valorizem a Ciência"...



Agora que mais um (inesquecível) ano letivo está a terminar, propomos a leitura deste artigo publicado aquando da morte da virologista Maria de Sousa, por COVID 19. Trata-se de uma carta aberta, de outra cientista, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e investigadora, Maria do Carmo Fonseca, onde alerta as novas gerações para os desafios que as esperam. E deixa o apelo para cultivarem e valorizarem a ciência. E a educação…

Clique na imagem para aceder ao artigo do Diário de Notícias.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

O sentido da vida

O sentido da vida e a filosofia


A discussão sobre o sentido da vida é grande mas a filosofia pode ajudar a encontrar uma resposta, com um método próprio, questionando criteriosamente os argumentos que dão ou retiram propósito aos nosso dias.

No programa "Janelas da Filosofia", uma rubrica da Antena 2 o sentido da vida é abordado cientificamente, do ponto de vista filosófico.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Novos Estudos Pessoanos 2020

Estão disponíveis as comunicações do Colóquio Novos Estudos Pessoanos 2020 – Ponto de Situação.



Desde o Congresso Internacional Fernando Pessoa em Fevereiro 2017 na Fundação Gulbenkian, a Casa Fernando Pessoa procura, anualmente, que se faça um ponto de situação do novo conhecimento nesta área.

Pessoanos, investigadores, estudantes, juntaram-se em Fevereiro deste ano, 2020, no Museu Arpad Szenes – Vieira da Silva para apresentarem e debaterem pesquisas recentes, novas leituras e últimas publicações.

Agora publicam-se as comunicações que actualizam o trabalho dos investigadores presentes.

Clique na imagem para aceder ao documento.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Revista de Ciência Elementar | Junho 2020

Capa da Revista de Ciência Elementar


O número de junho de 2020 da Revista de Ciência Elementar, da Casa das Ciências já se encontra disponível para download. Para aceder clique na imagem da capa.

Este número contém:

Editorial: "A Ciência é a única arma", por Pedro Alexandrino Fernandes

↪Artigos:

⇒"O álcool contra a COVID-19", por Pedro Alexandrino Fernandes e Maria João Ramos

⇒"O sabão contra a COVID-19", por Pedro Alexandrino Fernandes e Maria João Ramos

⇒"Como criar um novo fármaco", por Ana Oliveira

⇒"Vacinas e imunidade : prevenção de doenças infeciosas", por Manuel Vilanova

⇒"Proteínas Virais no Protein Data Bank", por Alexandre V. Pinto e outros

⇒"Modelos compartimentais e aplicações", por Pedro Teles

↪Aos olhos da Ciência:

⇒"As grandes Pandemias da História", por Amélia Ricon

⇒"De regresso à geologia de Angola: II. O Meso-Cenozoico da Bacia de Benguela", por Luís Vítor Duarte

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Fronteiras XXI | Que mundo vem aí?



A pandemia já está a mudar o mundo. Que novos caminhos temos pela frente? Vamos continuar a viver numa economia globalizada? Que indústrias podem não sobreviver e quais terão de se reinventar? Que modelos de negócio são sustentáveis?

As respostas sobre “Que Mundo vem aí?” são dadas no próximo programa pelo ex-ministro e professor Miguel Poiares Maduro, a co-fundadora da start-up “unicórnio” Talkdesk Cristina Fonseca, o programador cultural António Pinto Ribeiro e o economista Pedro Brinca. Não perca o programa de quarta-feira, 24 de junho, às 22h00, na RTP3.

No site encontra infografias e textos exclusivos sobre o que a pandemia já está a mudar.

terça-feira, 16 de junho de 2020

PNL2027 | Um livro por semana

Comer Beber


Comer Beber, da autoria de Filipe Melo e Juan Cavia, editado pela Tinta-da-china (2.ª ed., 2018) é um livro de banda desenhada que nos oferece duas deliciosas histórias - Majowski e Sleepwalk.

Na Berlim dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial, Franz Majowski esconde uma garrafa de champanhe no cofre do seu restaurante.

Sleepwalk decorre na década de 80, o protagonista, Lloyd Jenkins, percorre o interior da América em busca de uma tarte de maçã.

Esta história deu origem a uma curta-metragem rodado nos EUA. “Não poderia fazer este filme em Portugal. É uma história profundamente americana, mesmo tendo uma temática universal, mas há uma característica na história que faz que este enredo só faça sentido nos EUA e só isso é um spoiler" - explicou Filipe Melo numa entrevista ao Jornal de Notícias.

Clique na capa para aceder a mais informações.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Parque Arqueológico do Vale do Côa | Sítio do Fariseu

O grande auroque. A maior figura rupestre do mundo foi descoberta ...


A maior gravura rupestre do paleolítico descoberta no mundo encontra-se no Sítio do Fariseu no Vale do Côa. Representa um boi selvagem: um auroque com 3,5 metros de comprimento. 

A nova descoberta já pode ser visitada através de um programa que inclui passeio de jipe e navegação em caiaque, com degustação de produtos da região.

Clique na imagem e aceda à reportagem da RTP.

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Anne Frank nasceu há 91 anos
(12.06.1929-12.06.2020)



Se fosse viva, Anne Frank completaria, esta sexta-feira, 12 de junho, 91 anos. A jovem vítima do nazismo, de origem judaica, morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. Em simultâneo, converteu-se num símbolo dos horrores do Holocausto. 

Deixou de herança ao mundo um diário, que recebeu quando completou 13 anos, e que se converteu numa das obras mais importantes do século XX. Nele, a então adolescente Anne, retrata os medos, mas também as esperanças e os sonhos de uma jovem que tinha deixado a Alemanha e que acabou depois por viver escondida com a sua família e outras quatro pessoas, todos judeus, durante dois anos em Amsterdão.

O refúgio, chamado de "anexo secreto" ficava nos fundos do prédio da empresa onde o pai de Anne Frank trabalhava e pode ser visitado virtualmente.




👀 Olhe ao redor do Anexo Secreto online e descubra mais sobre o que aconteceu aqui ou coloque óculos de realidade virtual e faça um passeio virtual pelo esconderijo onde Anne Frank escreveu o seu diário. Também pode dar uma olhada na casa onde Anne e a sua família moravam antes de se esconder e visitar uma exposição online sobre a vida de Anne Frank.

Honremos a sua memória, ao rejeitar todas as formas de racismo e de violência e ao defender o respeito e o cumprimento dos Direitos Humanos.

terça-feira, 9 de junho de 2020

Sophia de Mello Breyner Andresen | Quizz


Descobre mais coisas sobre Sophia neste quizz didático e divertido.

Nota: Pode verificar a sua pontuação ao clicar em «Enviar todas as respostas e ver o resultado»

Quiz criado por Prelo Blogue Editorial com GoConqr

Fonte:
PRELO-IMPRENSA NACIONAL. Disponível em http://prelo.incm.pt/2020/06/quizz-sofia-de-mello-breyner-andresen.html

Crítica literária por Miguel Real



Um vasto conjunto de informação associada aos livros e obras dos principais autores e escritores efetuadas pelo escritor e crítico literário Miguel Real.

Aceda clicando na imagem.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Fronteiras do Pensamento






Fronteiras do Pensamento é um projeto cultural que traz ao Brasil conferencistas internacionais para abordar a temática da contemporaneidade. Para democratizar o acesso ao conhecimento e revisitar as ideias dos conferencistas, os canais digitais do projeto oferecem centenas de vídeos – com legendas em português, espanhol e inglês –, além de artigos, notícias e entrevistas para refletir, comentar e compartilhar.

Através de cuidadosa curadoria, o projeto analisa o pluralismo das abordagens e do rigor académico intelectual e escolhe os conferencistas que têm, em comum, o reconhecimento pela excelência teórica ou pela capacidade de transformar a sociedade. Descobertas científicas, pesquisas sociais, soluções sustentáveis, teses filosóficas, influência na forma de pensar e traduzir o mundo, ativismo e liderança política ou social são alguns dos temas debatidos em cada temporada do Fronteiras do Pensamento.

Aqui fica dois exemplos do muito que é possível aceder:

Fernando Savater: a educação do cidadão no século XXI - legendado em português.

Fernando Savater, filósofo espanhol, reflete sobre a relação entre educação e cidadania na sua conferência ao Fronteiras do Pensamento 2015.

Joseph Stiglitz - Criando uma Sociedade de Aprendizagem - legendado em português.

Nobel de Economia, discute o conceito de Sociedade de Aprendizagem. Stiglitz argumenta que o caminho para a igualdade entre indivíduos e países é a difusão do conhecimento gerado globalmente.

Clique na imagem para aceder a este projeto.

Fonte:
WIKIPEDIA; "Fronteiras do Pensamento. (Em linha) (Consult. 08.06.2020) Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Fronteiras_do_Pensamento

Movimento #LerDoceLer

Atores, músicos, escritores e leitores unidos no Movimento ...


O Grupo Porto Editora lançou nas redes sociais o movimento #LerDoceLer. No âmbito desta iniciativa, todos os dias são publicados, nas contas oficiais de Facebook, Twitter e Instagram da editora, vídeos ou fotografias com sugestões de livros ou leituras de excertos e de poemas.

Todos são convidados a publicar nos seus perfis online vídeos com leituras e/ou sugestões de livros das chancelas do Grupo: Porto Editora, Assírio & Alvim, Sextante Editora, Livros do Brasil, Albatroz, Ideias de Ler e Coolbooks.

Para aderir a este movimento, basta acrescentar à publicação o mote #LerDoceLer e identificar o perfil da Porto Editora.

MOSTRA DOCUMENTAL | No centenário de Bernardo Santareno (1920-1980)



No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Bernardo Santareno e se comemorou pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo apresenta uma mostra documental evocativa deste autor de língua portuguesa.

sábado, 6 de junho de 2020

Dia Mundial do Ambiente 2020 | Juntos pela Natureza

IPMA (@ipma_pt) | Twitter


O Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho. É um evento anual que tem como objetivo alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente.

Neste dia tão importante, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres,  encoraja o mundo a fazer mais e melhor. Para cuidar da humanidade, temos de cuidar da Natureza e colocá-la no centro das nossas decisões.

sexta-feira, 5 de junho de 2020

A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala: reconhecer os limites para desbloquear oportunidades | Ebook



A promessa das avaliações de aprendizagem em larga escala ...
Título original: The promise of large-scale learning assessments: acknowledging limits to unlock opportunities
Publicado em 2019 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável coloca nova ênfase na aprendizagem equitativa, eficaz e relevante para todos, com maiores esforços sendo feitos para orientar o progresso em direção a esse objetivo. No centro desse esforço estão as avaliações de aprendizagem em larga escala (AALEs), que ganharam destaque como um componente estratégico crucial para monitorar os resultados dos processos educacionais.

As AALEs disseminaram-se pelo mundo nas últimas duas décadas, e atualmente são administrados em mais da metade dos países ao redor do mundo. A utilidade das AALEs como indutoras do progresso educacional foram analisadas na literatura especializada.

Como resultado as expectativas sobre as AALEs continuam a crescer, contudo poucos se sabe sobre seus limites. 

Uma série de atores interessados e investigadores na área da educação levantaram questões relativas às consequências imprevistas das AALEs. Os possíveis efeitos colaterais decorrem de como elas são projetadas e do possível uso indevido dos dados das avaliações para fundamentar políticas e práticas educacionais.

Idealmente um entendimento de como elas servem para promover a agenda educacional deve ser equilibrado com um entendimento equivalente das possíveis armadilhas que representam quando usadas incorretamente. Esta publicação visa a contribuir para o debate global em andamento, analisando o que sabemos sobre os aspectos positivos das AALEs e esclarecendo as consequências imprevistas negativas que elas podem acarretar.

Clique na imagem para aceder à publicação.

Fonte:

Ensino Híbrido | Modelos

Imagem: https://www.thinglink.com/scene/1123799019135434755

O ensino híbrido (desenvolvido por Clayton Christensen e Michael B. Horn*) serve-se da tecnologia para potenciar a aprendizagem em ambiente online e presencial - blended learning. Desta forma, promove-se a diferenciação do ensino e da aprendizagem - tempo, lugar, modo e ritmo - pelo que os alunos aprendem mais e melhor.

Este tipo de ensino implica a reorganização da sala de aula e a forma como o professor a gere, pois devem ser criados momentos de interação e colaboração entre os alunos, que se assumem como criadores da sua própria aprendizagem, com recurso à tecnologia.

Dentro desta modalidade híbrida de aprendizagem existe duas subcategorias: os modelos sustentados, que detêm características do ensino tradicional e os modelos disruptivos, que visam romper com o modelo educacional tradicional.


MODELOS SUSTENTADOS:

➽Rotação por Estação

Nesta modalidade a turma é dividida em estações de trabalho, portanto, cada estação tem um objetivo específico. Mas cada um deles está ligado ao objetivo central da aula.

Cada aluno ou grupo de alunos passam por diferentes estações. Depois de um determinado tempo (geralmente pré-estabelecido) trocam de estação, de modo que todos os alunos passem por todas as estações. 

As estações são independentes uma das outras, promovendo a conclusão de objetivos separados, para que no final se completem. 

Por ser um modelo de ensino híbrido, algumas das estações são feitas de forma online para que os alunos possam ter mais autonomia...

1 (3).png

➽Laboratório Rotacional

Esta modalidade divide a forma de aprendizagem em duas. Por exemplo, numa aula o professor divide a turma em dois grupos: um deles irá desenvolver um módulo prático, enquanto os outros irão desenvolver um módulo teórico, geralmente numa sala de informática.

Cada grupo fica um tempo determinado em cada módulo, após determinado período trocam, fazendo com que os dois grupos passem pelos mesmos módulos e possam aprender de formas diferentes um mesmo tema.

7.png

➽Sala de Aula Invertida

Nesta modalidade híbrida de aprendizagem inverte-se a relação tradicional entre o tempo de aula e o trabalho realizado em casa. Os alunos estudam em casa online os conteúdos antes da aula, de forma a prepararem-se para as atividades posteriores a realizar na aula e os professores usam o tempo de aula para trabalho prático ou projetos.

3.png


MODELOS DISRUPTIVOS:

➽Rotação Individual

O modelo de Rotação Individual permite que os alunos circulem nas estações, em horários individuais definidos pelo professor. Ao contrário dos outros modelos de rotação, os estudantes não têm de circular por todas as estações, mas apenas nas selecionadas pelo professor, tendo em conta o perfil de cada aluno.

2 (1).png

➽Modelo Flex

O modelo Flex permite que os estudantes se movam em horários fluídos entre as atividades de aprendizagem de acordo com as suas necessidades, em ambiente online

Os professores apoiam os estudantes de acordo com as suas necessidades. 

Este modelo promove a autonomia dos estudantes.

4.png

➽Modelo À La Carte

No modelo À La Carte o curso decorre totalmente online com o apoio de um tutor, podendo manter-se o ensino presencial. 

Este modelo proporciona flexibilidade e é uma ótima opção quando as escolas não podem oferecer cursos de áreas específicas.

5.png


➽Modelo Virtual Enriquecido

O modelo Virtual Enriquecido é uma alternativa ao ensino a distância, permitindo que os estudantes concluam a maioria dos cursos online, continuando a frequentar a escola para sessões presenciais com um professor. 

Ao contrário da Sala de Aula Invertida, os cursos no modelo Virtual Enriquecido geralmente não exigem a presença diária na escola; alguns cursos podem apenas exigir a presença do aluno duas vezes por semana, por exemplo.

6.png


Mais do que usar a tecnologia como um fim em si, o ensino híbrido visa a integração real da tecnologia no ensino e na aprendizagem, isto é, os recursos digitais são os meios que garantem que cada estudante aprende ao seu próprio ritmo.

*CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; JOHNSON, Curtis W. (2008). Disrupting Class: How disruptive innovation will change the way the world learns. New York: McGraw-Hill.



button_artigo-em-docx (2).png

button_artigo-em-pdf (3).png

FONTE:
Biblio Tubers; "De que se fala quando se fala de Ensino Híbrido?" (Em linha) (Consult. 04.06.2020) Disponível em https://bibliotubers.com/de-que-se-fala-quando-se-fala-de-ensino-27463?fbclid=IwAR2KkxngVSxaKS3WSEgmMxRwlkWqPlcJADQEnzSlkqsNDXuBWqfcLRFrWhU

Ideias para um modelo híbrido de ensino

Transformar experiências de sucesso emergentes em práticas pedagógicas


Imagem JPEG-64BB7A3B727A-1.jpeg


O regresso às aulas dos estudantes do ensino secundário, após o período de confinamento, levanta algumas questões que devem promover uma discussão alargada na comunidade educativa:

Como se avaliam as práticas pedagógicas e o impacto nas aprendizagens dos estudantes, durante o ensino a distância?

Destas práticas, quais se devem manter no regresso à sala de aula?

Quais as vantagens da criação de um modelo híbrido de ensino?

Têm surgido recomendações de especialistas de vários quadrantes que apontam para a necessidade de implementar um modelo híbrido de ensino, em que o presencial e o digital coabitem de forma natural.

Neste artigo, o Biblio Tubers apresenta algumas das ideias chave do livro de Hugo Pardo Kuklinski e de Cristóbal Cobo, intitulado "Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota de emergencia", porém,  tendo em conta a realidade portuguesa do ensino básico e secundário.

A organização deve incidir sobre os seguintes aspetos:

➽ A integração do digital em contexto educativo

A facilidade de acesso a múltiplas plataformas de aprendizagem e a ferramentas digitais é inegável. Apesar deste "cenário de possibilidades, persistem as dificuldades dos docentes na integração didática e na apropriação das ferramentas digitais."

A escolha de uma plataforma de LMS, ou de qualquer tecnologia educativa, deve ser pensada sempre com base na sua facilidade de utilização - a interface deve ser transparente e compreensível para todos os utilizadores.

Para além da questão da integração da tecnologia educativa e da sua apropriação por parte dos docentes, devemos ter também em conta questões como a privacidade, a gestão de dados e a acessibilidade.

Apropriação da tecnologia educativa

Ao escolher o recurso educativo digital, o docente deve dar primazia à necessidade pedagógica e não à ferramenta. Deve perguntar-se:

⤷que aprendizagens quero que ocorram?

⤷como fomentar uma aprendizagem eficaz, de forma inovadora?

⤷de todos os recursos disponíveis em suporte digital, qual é mais relevante, tendo em conta o perfil dos meus alunos?

Os professores não podem recriar as práticas tradicionais, adicionando-lhes tecnologias novas e com isto pensarem estar a ser inovadores. Isto é, as escolas devem preocupar-se mais com o mindware(habilidades mentais) dos estudantes e não tanto com o hardware e software

A produção de conteúdos educativos - as narrativas multimédia

Para transitar de um modelo presencial para um modelo a distância não basta utilizar tecnologia. Pelo contrário é um processo ambicioso que integra as vertentes tecnológica, cognitiva, relacional e pedagógica. É preciso avaliar o que estamos a fazer e melhorar.

Para preparar conteúdos de aprendizagem a distância, devemos pensar nos conteúdos como uma linha finita de uma narrativa transmedia. Esta narrativa tem:

momentos síncronos e assíncronos,

conteúdos de consumo passivo (de um para muitos) e outros em que o estudante assume o papel de prossumidor (utilizadores que são consumidores e produtores).

Estas narrativas podem recorrer a wikis, editores de texto, blogues, hangouts, canais de podcasts, contas de Instagram ou de Twitter. E, se o aluno produzir conteúdos fora da agenda escolar, ou seja não apenas a pedido do professor, mas também para a rede digital, é o que se almeja. Para isso, temos de mudar o uso do tempo e do espaço de forma flexível e criativa.

À semelhança da aprendizagem invertida, primeiro o estudante trabalha os conceitos teóricos de forma autónoma e virtual, através da proposta de narrativa criada pelo professor, e, posteriormente, no espaço coletivo da aula (presencial ou virtual) debatem-se ideias, fomenta-se o trabalho colaborativo, realizam-se tutorias.

➽ Privilegiar a autoavaliação

As tecnologias têm acompanhado os processos de classificação massivo a distância, garantindo a segurança e a fiabilidade deste processo.

Contudo, a classificação massiva a distância não é suficiente para assegurar o controlo do processo de avaliação, pelo que se deve apostar na autoavaliação e na avaliação pelos pares.


FONTE:
Biblio Tubers; "Ideias para um modelo híbrido de ensino" (Em linha) (Consult. 04.06.2020) Disponível em https://bibliotubers.com/ideias-para-um-modelo-hibrido-de-ensino-26276

quinta-feira, 4 de junho de 2020

A magia da poesia | Poemas sem erros



A Magia da Poesia é um Repositório Digital de conteúdos culturais, educacionais e artísticos. A filosofia da sua criação está alinhada ao movimento de Acesso Livre (Open Access) à literatura científica, que deu origem a várias declarações e recomendações, das quais se destacam a Budapest Open Access Initiative e a Declaração de Berlim sobre o Acesso Livre ao Conhecimento. Valorizamos e respeitamos o nosso Patrimônio Cultural, espalhando poesia sem erros ou falsas autorias com referências bibliográficas.
(in: Sobre o site)

Clique na imagem para "navegar" nos poemas de grandes poetas.

Os segredos da obra "Cem Anos de Solidão", de Gabriel García Marquez


Recuperamos a matéria publicada no El País “A ourivesaria de ‘Cem anos de solidão'” e o artigo de Gabo “A odisseia literária de um manuscrito”. 


Desvenda os segredos >>


Fonte:
Revista Prosa Verso e Arte; Os segredos da obra ‘Cem Anos de Solidão’, de Gabriel García Marquez (Em linha) (Consult. 04.06.2020) Disponível em https://www.revistaprosaversoearte.com/os-segredos-da-obra-cem-anos-de-solidao-de-gabriel-garcia-marquez/

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Heterónimos de Fernando Pessoa | Quizz


Conhece bem os heterónimos de Fernando Pessoa? 

Faça o quizz que preparámos para si.

Nota: Pode verificar a sua pontuação ao clicar em «Enviar todas as respostas e ver o resultado»


Quiz criado por Prelo Blogue Editorial com GoConqr

Fonte:
PRELO-IMPRENSA NACIONAL. Disponível em http://prelo.incm.pt/2019/08/quizz-heteronimos-de-fernando-pessoa.html

"Na ribeira deste rio", poema de Fernando Pessoa, com música de Dori Caymmi


Na ribeira deste rio
Ou na ribeira daquele
Passam meus dias a fio.
Nada me impede, me impele,
Me dá calor ou dá frio.
Vou vendo o que o rio faz
Quando o rio não faz nada.
Vejo os rastros que ele traz,
Numa sequência arrastada,
Do que ficou para trás.
Vou vendo e vou meditando,
Não bem no rio que passa
Mas só no que estou pensando,
Porque o bem dele é que faça
Eu não ver que vai passando.
Vou na ribeira do rio
Que está aqui ou ali,
E do seu curso me fio,
Porque, se o vi ou não vi.
Ele passa e eu confio.
2-10-1933

Poesias. Fernando Pessoa. (Nota explicativa de João Gaspar Simões e Luiz de Montalvor.) Lisboa: Ática, 1942 (15ª ed. 1995). – 184.
Ouça aqui o poema ‘Na ribeira deste rio’, de Fernando Pessoa, com música e interpretação de Dori Caymmi.


Fonte: 
Revista Prosa Verso e Arte; ‘Na ribeira deste rio’, belo poema de Fernando Pessoa, com música de Dori Caymmi (Em linha) (Consult. 03.06.2020) Disponível em https://www.revistaprosaversoearte.com/na-ribeira-deste-rio-belo-poema-de-fernando-pessoa-com-musica-de-dori-caymmi/

Fernando Pessoa | Textos inéditos



Richard Zenith, que tem sido responsável pela edição de muitos livros de Fernando Pessoa na Assírio & Alvim e Fernando Cabral Martins, que organizou várias edições de Fernando Pessoa, vão dar a conhecer mais dois textos originais de Fernando Pessoa.

Os textos do poeta nunca antes editados vão ser publicados pela Assírio & Alvim e integrados na nova edição de "O Caso Mental Português", livro que faz o retrato dos portugueses e da identidade cultural de Portugal.

Clique na imagem para a aceder à reportagem.

PNL2027 | Ideias de leitura e de escrita
Sugestões para o mês de junho de 2020

Ideias de Leitura e Escrita
junho 2020





PARTICIPA!

segunda-feira, 1 de junho de 2020

Livros e Quizzes PNL2027 | Fernando Pessoa



Esta semana, o tema é Fernando Pessoa.

Em março, o PNL2027 iniciou a publicação semanal de desafios sobre livros e autores de obras PNL2027, no Instagram do PNL2027.

Estes desafios são publicados na Stories do Instagram e do Facebook do PNL2027 e podem posteriormente ser consultados nos destaques.



#10minutosaler | Passatempo no Instagram



Regulamento


1. Como participar

1.1. Tirar uma fotografia do (a) próprio (a) ou de alguém a ler em casa, sem mostrar rostos ou marcas.

1.2. Publicar a foto na sua galeria do Instagram, devendo o perfil da conta ser público.

1.3. Identificá-la com os hashtags #10minutosaler e #pnl2027.

1.4. Os menores que desejem participar neste passatempo e não tenham um perfil público no Instagram podem enviar para pnl@pnl2027.gov.pt (ass: #10minutosaler) a identificação do seu perfil com a foto e o comentário escrito, a fim de estes serem publicados com os respetivos hashtags no mural do PNL2027.

1.5. Cada participante pode candidatar-se com mais do que uma fotografia.

2. Os participantes garantem que as fotos submetidas são da sua autoria, inéditas, não pertencendo nem violando direitos de terceiros, designadamente de imagem e de propriedade intelectual.

3. Ao longo do período do passatempo, o PNL2027 irá partilhar no seu Instagram as fotos publicadas. A fotografia com mais “Gostos”, em cada dia, será apurada para uma finalíssima, a ocorrer no dia 30 de junho.

4. Neste dia, identificar-se-á, de entre as 5 fotografias finalistas, a que tem mais “Gostos” e que será premiada.

5. O(a) autor(a) da fotografia vencedora deverá enviar para pnl@pnl2027.gov.pt os seus contactos para envio do prémio.

6. O prémio a atribuir é constituído por livros e acessórios tecnológicos.

7. Estarão automaticamente desclassificados os participantes que partilhem fotografias que tenham carácter ofensivo, discriminatório ou inadequado.

Participa!

Boa sorte!

I Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta | 2020
Adiamento do prazo de entrega dos trabalhos


A primeira edição do Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta – Palser já está a decorrer. 

A entrega dos trabalhos relativos ao Concurso Nacional de Leitura em Voz Alta foi adiada para 31 de outubro próximo.

Consultem as normas de participação e preparem as vossa leituras!

Concurso Sardinhas mesmo sem Festas de Lisboa 2020 | Divulgação dos vencedores

Mesmo sem santos populares, eis as sardinhas que escaparam ao confinamento:



A anual pescaria artística das sardinhas dos santos populares já tem as suas sete vencedoras. Há quatro portuguesas e três que chegam das águas internacionais da Turquia, Itália e Canadá.

Continue a ler>>

Padlet | Tutorial

O Padlet é uma ferramenta digital que permite criar murais ou um quadro virtual dinâmico e interativo para registar, guardar e partilhar conteúdos multimédia.



Apresenta-se em seguida um guião simples que pode descarregar em pdf >>