Ficha técnica
Texto: Miha Kovač y Adriaan van der Weel... (et. al)
Edição e data: Centro Regional para el Fomento del Libroen América Latina y el Caribe, Cerlalc-Unesco; Abril 2020
Páginas: 147 p.
A evolução da leitura na era da digitalização (E-READ) é uma iniciativa de pesquisa financiada pela União Europeia, envolvendo quase duzentos académicos e cientistas de toda a Europa, estudiosos da leitura , publicação e alfabetização.
DEsta pesquisa resultou este dossiê que reúne os artigos produzidos sobre os efeitos que a introdução de tecnologias digitais podem ter na leitura.
Algumas das questões abordadas nos artigos são:
As tendências para ler de maneira fragmentada e abrangente, promovidas pelos media digital, podem estar a afetar a nossa capacidade de ler profunda e concentrada?
Os materiais impressos têm vantagens para entender e lembrar o que lemos em comparação com os materiais digitais?
Os chamados "nativos digitais" são mais competentes para a leitura de materiais digitais?
Que efeitos teria o abandono da caligrafia?
Esta é a área de investigação que mais se tem debruçado sobre as diferenças na cognição e na compreensão que a leitura digital introduz por comparação à leitura em papel.
Para ler e descarregar clique na capa.
Fonte:
RBE, Blogue; post 25.05.2020. Disponível em https://blogue.rbe.mec.pt/leitura-em-papel-versus-leitura-em-ecra-2347766
Sem comentários:
Enviar um comentário