sábado, 30 de maio de 2020

"Cem anos de solidão" | 53 anos


Capa da primeira edição de “Cem Anos de Solidão”


O livro foi publicado a 30 de Maio de 1967, há 53 anos, e nenhum outro da segunda metade do século XX alargou da mesma forma as possibilidades do romance.

Em poucos parágrafos, o escritor mexicano Pedro Ángel Palou contava a frenética receção a Cem Anos de Solidão

 “O romance viu a luz do dia a 30 de maio de 1967, com um cheiro a consagração e a multidões, depois de o editor ter sabido criar o ambiente, a expetativa e o barulho adequados. O livro teve uma tiragem inicial de 5 mil exemplares, que foi logo aumentada para 8 mil. Quinze dias depois, a segunda edição já foi de 10 mil exemplares, que deixou a editora sem papel para satisfazer uma procura que crescia em resposta à voracidade leitora de todo um continente. Durante dois meses, a América Latina falava de “Cem Anos de Solidão”, mas não era possível comprar o livro porque não se encontrava nas livrarias. Quando em setembro chegou por fim a terceira edição, a desordem era total, o México pedia 20 mil exemplares, a Colômbia 10 mil, outros países pediam 10 mil, 5 mil, 3 mil. Em três anos o romance vendeu 600 mil exemplares e em oito anos, dois milhões […]”.

Se quiser saber mais sobre as personagens do livro veja este pequeno vídeo.




Fonte:

Descobre os autores Portugueses | Flipboard



Explora! Flipboard produzido pela Rede de Bibliotecas Escolares sobre autores de língua portuguesa.

Pandemias | Flipboard


O Flipboard funciona como uma revista digital que regista sites do seu interesse, de acordo com o(s) conteúdo(s) que consome e mantém a atualização sobre estes, reunindo, desta forma, a informação considerada pertinente.

Clique na imagem para aceder a um conjunto de informações sobre o Covid-19 e outras pandemias.

Aceda ao flipboard >>

sexta-feira, 29 de maio de 2020

Leitura em papel versus leitura em ecrã | Ebook

Investigação sobre a evolução da leitura na era da digitalização


Ficha técnica
Texto: Miha Kovač y Adriaan van der Weel... (et. al)
Edição e data: Centro Regional para el Fomento del Libroen América Latina y el Caribe, Cerlalc-Unesco; Abril 2020 Páginas: 147 p.


A evolução da leitura na era da digitalização (E-READ) é uma iniciativa de pesquisa financiada pela União Europeia, envolvendo quase duzentos académicos e cientistas de toda a Europa, estudiosos da leitura , publicação e alfabetização.

DEsta pesquisa resultou este dossiê que reúne os artigos produzidos sobre os efeitos que a introdução de tecnologias digitais podem ter na leitura.

Algumas das questões abordadas nos artigos são:

As tendências para ler de maneira fragmentada e abrangente, promovidas pelos media digital, podem estar a afetar a nossa capacidade de ler profunda e concentrada?

Os materiais impressos têm vantagens para entender e lembrar o que lemos em comparação com os materiais digitais?

Os chamados "nativos digitais" são mais competentes para a leitura de materiais digitais?

Que efeitos teria o abandono da caligrafia?

Esta é a área de investigação que mais se tem debruçado sobre as diferenças na cognição e na compreensão que a leitura digital introduz por comparação à leitura em papel.

Para ler e descarregar clique na capa.

Fonte:

Tu e a internet : (Ab)uso, Crime e Denúncia | Ebook


Ficha técnica
Título: Tu e a internet : (ab)uso, crime e denúncia 
Texto: Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República 
Edição e data: PORTUGAL. Ministério Público; ed. atualizada 
 Páginas: 16 p.

Com o objetivo de contribuir para que crianças e jovens façam um uso cada vez mais seguro da Internet, conheçam os direitos que, enquanto utilizadores, lhes assistem e saibam como exercê-los, a Procuradoria-Geral da República publica esta edição atualizada da brochura "Tu e a Internet".

Clique na capa para aceder ao e-book.

Fonte:
RBE, blogue; post 28.05.2020. Disponível em https://blogue.rbe.mec.pt/

Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção | Ebook


Ficha técnica
Título: Ensinar e aprender em tempo de COVID 19: entre o caos e a redenção
Organização e Edição: José Matias Alves & Ilídia Cabral
Prefácio: João Costa
Edição e data: Porto, Maio 2020 
Páginas: 140 p.

Acaba de ser lançado o e-book “Ensinar e aprender em tempo de COVID-19: entre o caos e a redenção”, uma edição da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, organizado e editado por José Matias Alves e Ilídia Cabral, docentes da instituição, e com prefácio do professor João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação.

Este e-book reúne 28 textos de professores, diretores de escolas, vereador da educação da Câmara Municipal do Porto, docentes da FEP e de um aluno do ensino básico. 

Clique na capa para aceder ao e-book.

Fonte:
Direção-Geral de Educação; "Notícias", 28.05.2020. Disponível em https://www.dge.mec.pt/noticias/e-book-ensinar-e-aprender-em-tempo-de-covid-19-entre-o-caos-e-redencao

Educação@distância | 19 dicas



Fonte:
Um recurso produzido pelo Centro de Competência da Universidade de Aveiro

5 dicas para os alunos evitarem procrastinar


Procrastinação dos adolescentes, uma antiga nova preocupação dos professores



A procrastinação significa a transferência para outro dia ou o adiamento. Porém deixar para amanhã o que podemos fazer hoje gera culpa, cria stress, multiplica a ansiedade e levanta a questão do motivo de não cumprir aquilo que precisamos fazer, ou que nos propusemos a fazer.

Os alunos não nascem procrastinadores, mas o comportamento de adiar tarefas é um hábito aprendido, que começa desde criança. Pais e professores podem ajudar a desenvolver resiliência à procrastinação, nomeadamente recorrendo a cinco estratégias com resultados comprovados, compiladas recentemente e que aqui reproduzimos.

Leia o artigo completo >>


Fonte:
RATO, Joana; "Procrastinação dos adolescentes, uma antiga nova preocupação dos professores"; in Iniciativa Educação; 26.05.2020. (Em linha) (Consult. 29.05.2020) Disponível em https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/procrastinacao-dos-adolescentes-uma-antiga-nova-preocupacao-dos-professores?fbclid=IwAR1rUlb5bY_7B4m96mEWtWcGHDHCujuOGFhwf4v03z_XSoPWfcntwYa5JN0

Recursos e estratégias para uma educação online mais eficiente



Várias estratégias podem ser usadas para aproveitar ao máximo as possibilidades que a educação online nos dá e evitar os riscos que nos pode trazer. Richard Clark (2001) defendeu enfaticamente que o que gera aprendizagem são os métodos de instrução (as estratégias) e não os meios (online ou presencial). Se se utilizarem as melhores estratégias, poderemos evitar declínios na aprendizagem.

Leia o artigo completo >>


Fonte:
NUNES; Ludmila; "Recursos e estratégias para uma educação online mais eficiente"; in Iniciativa Educação; 19.03.2020. (Em linha) (Consult. 29.05.2020) Disponível em https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/recursos-e-estrategias-para-uma-educacao-online-mais-eficiente

Bode Inspiratório | Projeto literário coletivo



Bode Inspiratório (ou Escape Goat) é um projeto literário coordenado pela escritora e ex-jornalista Ana Margarida de Carvalho, que reuniu 46 escritores de língua portuguesa, 46 artistas plásticos e 46 tradutores na criação e divulgação de um folhetim online, com histórias que documentam o período de confinamento e isolamento social.


Neste projeto ficou definido que o folhetim começaria com Mário de Carvalho e acabaria com Luísa Costa Gomes, e cada escritor teria de começar a escrever a partir do que os outros escrevessem anteriormente, tendo para esse efeito apenas 24 horas ou menos, para ler, e escrever e entregar o seu capítulo de cerca de três mil caracteres.

Entre os escritores que participaram estão nomes como Inês Pedrosa, Afonso Cruz, Gonçalo M. Tavares, Valério Romão, Afonso Reis Cabral, Patrícia Reis e Helena Vasconcelos. Participam ainda, entre outros, Gabriela Ruivo Trindade, Adélia Carvalho, José Fanha, Domingos Lobo, Licínia Quitério, Tiago Salazar, Ricardo Fonseca Mota, Álvaro Laborinho Lúcio, Rita Ferro e Luís Castro Mendes.

Aceda ao resultado final na RTP Play ou através do Entre|Vistas.

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Abre Aspas | Alberto S. Santos e Richard Zimler



Em condições normais, hoje estaríamos a inaugurar a 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa por entre os jacarandás em flor.

Por isso, a próxima edição do #abreaspas terá como convidados dois "habitués" deste evento maior da reunião entre leitores e autores: Alberto S. Santos e Richard Zimler.

Marque na sua agenda dia 5 de junho, às 21H47.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Miúdos a votos 2020 | Resultados eleitorais



«Gravity Falls - Diário 3», «O diário de Anne Frank», e «After - Livro 1 Depois de o Conhecer» foram os grandes vencedores eleitorais de «Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?» no ano de 2020.

Os outros livros mais votados, por ciclo de ensino foram:

⥤ 1.º CEB



⥤ 2.º CEB


⥤ 3.º CEB

⥤ Secundário

Miúdos a votos: quais os livros + fixes? | Festa final



Clique na imagem para aceder ao vídeo.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Google Meet | Tutorial

Neste vídeo é demonstrada a criação de uma reunião online (por videoconferência) utilizando a ferramenta Google Meet e também as suas potencialidades.

Estamos ON



A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) disponibiliza o recurso interativo “Biblioteca escolar digital“, pretendendo dar continuidade e ampliar o documento publicado em 23/03/2020 (quando as aulas presenciais foram suspensas), apresentando sugestões de trabalho, curadoria de conteúdos, instrumentos e tutoriais.

Este é um recurso que se pretende em atualização permanente.

Para aceder: é só clicar na imagem!

segunda-feira, 25 de maio de 2020

JN História I Revista





















As Escolas do Ensino Secundário vão receber a assinatura da publicação JN HISTÓRIA.

São 6 números.

A nossa biblioteca já recebeu dois números, respeitantes aos meses de fevereiro (n.º 24) e de abril (n.º 25).

A publicação é bimestral. 

Fique a conhecer um pouco do conteúdo desta revista >>

A Festa Final de "Miúdos a Votos"



A festa final da iniciativa Miúdos a Votos é já no dia 27 de maio pelas 18h00.

Os resultados da votação nacional serão conhecidos nesta festa, que se realiza via Internet, no sítio da VISÃO Júnior e nas redes sociais.

Aguardam-se algumas surpresas!!!

ONU contra a desinformação sobre Covid-19: iniciativa #Verified



O mundo só pode conter o vírus e seus efeitos se cada pessoa tiver acesso a informações precisas e confiáveis. Verified é uma iniciativa das Nações Unidas que vai direto ao assunto quando se trata de conteúdo que você pode confiar: informações que salvam vidas, orientações baseadas em factos e histórias do melhor da humanidade.

Procure pelo sinal de verificação dupla.

"Um amor de cão", de Maria Velho da Costa



Leitura do conto Um Amor de Cão, que depois se desenvolveria para dar lugar ao livro Myra (publicado em 2008), de Maria Velho da Costa.

Ler+ Ler melhor | Novas Cartas Portuguesas



Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa é o livro da vida da escritora Inês Pedrosa.

Disponível na biblioteca.

Maria Velho da Costa (1938-2020)

Foto de Rui Gaudêncio

Faleceu no dia 23 de maio de 2020, em Lisboa a escritora Maria Velho da Costa.

Da sua vasta obra, que abrange diferentes géneros literários, há a destacar a produzida em co-autoria, juntamente com Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno, de Novas Cartas Portuguesas, uma obra literária que denunciava a repressão e a censura do regime do Estado Novo e que lhe valeu um processo judicial, suspenso depois da revolução de 25 de Abril de 1974.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Concurso "O mar começa aqui" | Votação

A EB Roque Gameiro, no âmbito do Programa Eco-Escolas, participou no concurso que integra a campanha "O Mar Começa Aqui - O Mar Começa em Ti" que procura sensibilizar para o facto da poluição dos oceanos ter origem em terra. Por exemplo o lixo que deitamos para o chão, através das sarjetas, vai parar ao mar.

Com este intuito foi promovido um concurso que pretende encontrar as imagens mais populares de pinturas com mensagens de sensibilização.

Os alunos da EB Roque Gameiro apresentaram propostas de pinturas para serem replicadas nas sarjetas, tendo sido selecionado o desenho de Márcia Ruivo, do 9.º ano, turma 3, para representar a escola a nível nacional.

A votação para o melhor trabalho está online até 30 de maio.

Para votar na proposta a concurso basta aceder através do link, ou através do facebook do Eco-Escolas.

Faz "LIKE" na proposta da EB Roque Gameiro!

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Recursos educativos de apoio curricular



A Direção-Geral de Educação disponibiliza um portal que contém um conjunto de recursos educativos,  disponíveis para vários ciclos, níveis de ensino, cursos e diferentes áreas do saber. A pesquisa pode-se efetuar por recursos, atividades e vídeos.

Para aceder ao portal clique na imagem.

domingo, 17 de maio de 2020

Regresso às aulas presenciais em segurança

No âmbito do regresso às aulas presenciais para alunos do 11.º e 12.º anos é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares no sentido de conter a propagação do novo coronavírus. No intuito de reforçar orientações já enviadas às escolas a DGEstE - Direção-Geral dos estabelecimentos escolares - disponibiliza o vídeo, que se apresenta.

Siga as indicações, salvaguarde-se a si e aos outros.

Seja responsável e agente de Saúde Pública.

Propostas de leituras | "Diários", de Frank Kafka



No #AlvaladeFicaEmCasa de dia 4 de maio o escritor Gonçalo M. Tavares sugeriu a leitura de "Diários", de Frank Kafka

Mais que uma proposta, o vídeo que se apresenta em seguida é uma viagem por mais uma sugestão que se adapta, na perfeição, aos tempos de hoje.

Os 100 melhores livros de todos os tempos



A Revista Bula reuniu numa lista os 100 melhores livros de todos os tempos, classificados pelo site The Greatest Books. O ranking foi criado a partir de 128 outras listas sobre as maiores obras-primas da literatura. Os dez primeiros colocados são acompanhados das suas sinopses, adaptadas das originais e divulgadas pelas editoras.

Para aceder à lista clique na imagem.

Fonte:
LEITE, Carlos Willian; "Os 100 melhores livros de todos os tempos; in Revista Bula 17.05.2020. Disponível em https://www.revistabula.com/31964-os-100-melhores-livros-de-todos-os-tempos/

Os 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos



A Revista Bula reuniu numa lista os 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos, classificados pelo site The Greatest Books. O ranking foi criado a partir de outras publicações sobre obras-primas da literatura não ficcionais. Os dez primeiros colocados são acompanhados das suas sinopses, adaptadas das originais e divulgadas pelas editoras.

Para aceder à lista clique na imagem.

Fonte:
FELIPE, Mariana; "Os 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos; in Revista Bula 17.05.2020. Disponível em https://www.revistabula.com/32069-os-100-melhores-livros-de-nao-ficcao-de-todos-os-tempos/

Um mundo de máscaras | Exposição virtual temporária



A 18 de Maio, data do Dia Internacional dos Museus que este ano celebra o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, é inaugurada uma exposição virtual em torno da história das máscaras.

O objecto máscara tem acompanhado a história da humanidade (muito nos últimos meses) e tem servido as mais diversas funções, da proteção à cultura. Organizada pelo Museu da Farmácia, a exposição “Um Mundo de Máscaras” será composta por uma viagem pelo espólio de mais quatro museus portugueses: o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Museu da Marioneta, o Museu do Oriente e o Museu Nacional de Etnologia.

A exposição encontra-se disponível em www.ummundodemascaras.com, onde a partir de 18 de Maio pode conhecer em pormenor mais de 30 máscaras dos vários museus, provenientes de diferentes culturas. A galeria de imagens é acompanhada de textos e vídeos sobre máscaras de rituais, máscaras de protecção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros.

Fonte:
LOBO, Renata Lima; “Um Mundo de Máscaras: junta cinco museus em exposição virtual"; in Time Out, de 13.05.2020. (Em linha) (Consult. 17.05.2020) Disponível em https://www.timeout.pt/lisboa/pt/noticias/um-mundo-de-mascaras-junta-cinco-museus-em-exposicao-virtual-051320

Dia Internacional dos Museus 2020 | Convite à participação



"O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM - Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema "Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão".

Hoje em dia, muitas são as disparidades que podem ocorrer dentro dos museus e entre estes e os seus visitantes, relacionadas com os mais diversos fatores: origem étnica, género, orientação e identidade sexual, origem socioeconómica, nível de educação, capacidade física, ideias políticas e crenças religiosas. Tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens. Atendendo, por um lado, aos constrangimentos impostos pela atual pandemia, e, por outro, à reabertura dos museus a 18 de maio, a Direção-Geral do Património Cultural convidou os espaços museológicos da Rede Portuguesa de Museus a associarem-se a estas comemorações, nomeadamente através da partilha de iniciativas que possam ser divulgadas on-line e, também, de atividades presenciais.

Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinada, pelo Despacho 22/GDG/2020, a gratuitidade de entrada em todos os Museus, Palácios e Monumentos sob tutela da DGPC, no dia 18 de maio de 2020.

Nota: De forma a garantir o cumprimento das regras básicas de higiene e segurança, solicitamos a todos que tenham em conta as seguintes condições: uso de máscara, respeito pela distância de segurança e pelo n.º máximo de visitantes estipulado por cada entidade.

Para quaisquer esclarecimentos, poderão contactar o e-mail 18demaio@dgpc.pt.

Consulte o PROGRAMA GERAL (em permanente atualização)".

Texto retirado integralmente de:
PORTUGAL. Direção-Gral do Património Cultural; "Dia Internacional dos Museus : convite à participação".  Disponível em http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-museus-2020-convite-participacao-estamos/

sexta-feira, 15 de maio de 2020

LeV - Literatura em Viagem | Juan Gabriel Vásquez



O escritor colombiano Juan Gabriel Vásquezestará à conversa com Pedro Vieira no sábado, dia 16 de maio, às 22.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

A sessão realiza-se em espanhol.

LeV - Literatura em Viagem | Gonçalo M. Tavares



O escritor Gonçalo M. Tavares estará à conversa com Filipa Melo no sábado, dia 16 de maio, às 21.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

LeV - Literatura em Viagem | Carmen Posadas



A escritora Carmen Posadas estará à conversa com Tito Couto no sábado, dia 16 de maio, às 18.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

A sessão realiza-se em espanhol.

LeV - Literatura em Viagem | Alexandre Quintanilha



O físico Alexandre Quintanilha estará à conversa com Hélder Gomes no sábado, dia 16 de maio, às 17.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

quinta-feira, 14 de maio de 2020

LeV - Literatura em Viagem | José Eduardo Agualusa



LeV 2020: No domingo, 17 de maio, às 22.00, José Eduardo Agualusa estará na página da Câmara Municipal de Matosinhos via streaming, numa conversa com moderação de Tito Couto.

Assista!

LeV - Literatura em Viagem | Lilia Schwarcz e Dinis Machado



A historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz estará à conversa com Manuella Bezerra de Melo na sexta-feira, dia 15 de maio, às 19.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

Às 22.00 será a vez de do escritor Dinis Machado estar à conversa com Pedro Vieira.

LeV - Literatura em Viagem | Pedro Abrunhosa



O cantor e compositor Pedro Abrunhosa estará à conversa com Nelson Nunes na sexta-feira, dia 15 de maio, às 18.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

LeV - Literatura em Viagem | José Luís Peixoto



O autor José Luís Peixoto estará à conversa com Manuella Bezerra de Melo na sexta-feira, dia 15 de maio, às 17.00, a propósito do festival LeV — Literatura em Viagem, na página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos, via streaming.

Não falte!

LeV - Literatura em Viagem | Ana Luísa Amaral



A 14.ª edição do LeV - Literatura em viagem realiza-se em livestream e conta com uma dezena de autores nacionais e internacionais.

Hoje, quinta-feira, 14 de maio, às 22.00, Ana Luísa Amaral estará na página da Câmara Municipal de Matosinhos via streaming, numa conversa com moderação de Manuella Bezerra de Melo.

Para assistir às sessões do LeV basta aceder à página de Facebook da autarquia ou à página da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Festival de Ciência Online



No dia 16 de maio, assinala-se o Dia Nacional dos Cientistas e eles ganham palco no Festival de Ciência Online. Serão três horas de emissão non stop com a ciência e os cientistas que não vai querer perder, das 16h00 às 19h00.

Ao longo da emissão, será possível descobrir as mais recentes descobertas da ciência, conhecer os rostos de quem a faz, participar em conversas com investigadores e explorar várias atividades e desafios.

O astronauta da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen, a engenheira de Materiais Elvira Fortunato, o biólogo especialista em morcegos Jorge Palmeirim, a astrobióloga Zita Martins, o botânico Jorge Paiva, o cientista polar José Xavier, a presidente da Agência Espacial Portuguesa Chiara Manfletti, o físico e Prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe, o patologista Sobrinho Simões, a socióloga Luísa Schmidt, o economista Ricardo Paes Mamede, o presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência Alexandre Quintanilha e a bióloga Maria Mota, serão alguns dos convidados.

E porque a ciência é feita de desafios, serão lançadas várias "Perguntas com Ciência" para testar os seus conhecimentos. Há prémios especiais para quem entrar em direto e responder acertadamente à nossa questão.

Para assistir à transmissão:
  • Pode ligar-se também diretamente no YouTube para assistir à transmissão em direto do Festival de Ciência Online.
Fonte:
Ciência Viva; "Festival Ciência Online". Disponível em https://www.cienciaviva.pt/festival/

34 contos africanos disponíveis para download gratuito


Imagem: Kiriku e a Feiticeira

Foi descoberto um arquivo, agora disponível online, com uma compilação de 34 contos africanos.

As 34 histórias são de autoria ainda desconhecida, algumas retratam locais não identificados, enquanto outras são narrativas de países africanos de língua portuguesa, como Guiné-Bissau e Angola.

As obras - contos e fábulas - apresentam costumes, modos de vida, relacionamento, tradições que revelam, nas suas mensagens, os valores morais do continente africano.

Para aceder, fazer download e iniciar a leitura clique na imagem.

Fonte:

O CRI vai a casa... | Guia de estratégias e atividades para crianças, jovens e família



A CERCI de Peniche produziu um pequeno guia de estratégias e atividades intitulado "O CRI vai a casa...", a pensar nos mais pequenos que se mantém em casa e nas respetivas famílias. 

O  guia oferece um conjunto de orientações práticas ao nível da psicologia, da psicomotricidade, da terapia ocupacional, da fisioterapia e da terapia da fala.

Para aceder clique na imagem.

Fonte:

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Irredutíveis! com Astérix | Revista semanal



Em período de confinamento, até mesmo na aldeia de Astérix, os druidas engendraram uma revista semanal inédita para alegrar os seus dias: Irredutíveis com Astérix!

Em perspectiva: atividades, jogos e BD’s de Astérix para toda a família!

Clique na imagem e aceda aos 5 números da revista, já disponíveis.

Divirta-se!

Revista Forum Estudante | Abril 2020



A edição da revista Forum Estudante de abril de 2020 encontra-se disponível online.

Clique na capa para aceder à publicação.

PNL2027 | Ideias de leitura e de escrita
Sugestões para o mês de maio de 2020

Ideias de Leitura e Escrita
maio 2020





sexta-feira, 8 de maio de 2020

Dia da Europa | Quiz Eurostat



O Serviço de Estatística da União Europeia - Eurostat - organizou um quiz online, disponível em 23 idiomas, que permite testar os conhecimentos dos cidadãos europeus sobre a União Europa e os seus Estados-membros.

As perguntas estão ordenadas em nove temas: estatísticas regionais, população e condições sociais, economia e finanças, ciência e tecnologia, meio ambiente e energia, agricultura e pescas, indústria, comércio e serviços, transportes e comércio internacional. 

Cada tema tem uma pergunta de escolha múltipla, com três opções.

O objetivo é dar uma resposta correta (no máximo 3 tentativas) por tema.

O participante tem 3 minutos para terminar o teste.

Quanto mais rápido responder, mais pontos ganha.

Clique na imagem para aceder ao questionário.

Europeana | Exposições:
70.º aniversário da Declaração Schuman
(9 de maio de 1950 - 9 de maio de 2020)


Foto: Entrega da declaração por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, no Salon de l'Horloge du Quai d'Orsay, em Paris

Em 9 de maio de 1950, no contexto internacional da Guerra Fria, a Declaração de Robert Schuman marcou o início da construção da Europa comunitária. 

A ambição do Ministro dos Negócios Estrangeiros francês era, com efeito, instituir uma nova organização supranacional, a fim de criar entre a França e a Alemanha um mercado comum do carvão e do aço, aberto a outros países europeus. Será a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). 

Desde 1985, o Dia da Europa é celebrado todos os anos em 9 de maio.

A Europeana Collections, que fornece acesso a mais de 50 milhões de itens digitalizados - livros, música, obras de arte e muito mais -, preparou uma exposição dedicada a esta efeméride:


Clique na imagem para aceder à exposição

Dia da Europa



Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. 

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman»

Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

Texto retirado de:
Sítio Web oficial da União Europeia; "Dia da Europa". Disponível em https://europa.eu/european-union/about-eu/symbols/europe-day_pt