A sociedade contemporânea está imersa num espaço mediatizado, responsável por transformar as relações humanas e por acelerar o processo de circulação da informação. As tecnologias digitais e a Internet têm assumido um papel cada vez mais importante, quer a nível educativo, quer a nível organizacional, pelo que é evidente a mudança nos paradigmas relacionados com a sua utilização, nomeadamente no acesso, no consumo e na produção de informação. Neste sentido, as possibilidades oferecidas pela Web 2.0 facilitam o consumo e a produção de conteúdo audiovisual e é notória a presença da imagem enquanto elemento persuasivo e motivador.
A utilização de diversas linguagens de comunicação, nomeadamente a imagem e o som, convivem com a escrita na construção de mensagens pedagógicas. A palavra tem ganho uma nova forma, assim como a promoção do livro tem encontrado outras vias para captar leitores, como, por exemplo, através da produção de pequenos vídeos, ou seja, através de book trailers.
Os book trailers são uma das estratégias utilizadas para a apresentação de um livro através de um vídeo publicitário. Como o próprio nome indica trata-se de nada mais, nada menos, do que trailer em vídeo de um livro, com o objetivo de o divulgar, de incentivar a sua leitura e, deste modo, conquistar novos leitores.
Sem comentários:
Enviar um comentário