segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Livro do Mês - Outubro 2016

No âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar elegeu-se como livro do mês a obra de Umberto Eco, intitulada “O nome da rosa”, livro recomendado pelo PNL como sugestão de leitura para o Ensino Secundário.



A obra, permite múltiplas abordagens, das quais se salienta a homenagem prestada aos livros e às bibliotecas como lugares de construção de saber, que contribuem para ”aprender a descodificar o mundo”, (lema escolhido pelo IASL - International Association of School Librarianship - para a comemoração deste ano).

A biblioteca deste clássico de Eco encontra-se no piso superior de uma grande abadia medieval, sob a forma de um labirinto de 56 divisões, cada uma associada a uma letra que, por sua vez, corresponde a uma região geográfica. Esta complexa biblioteca é, como se pode ler “uma coisa viva, um receptáculo de forças não domáveis por uma mente humana, tesouro de segredos emanados de muitas mentes, e sobrevividos à morte daqueles que os produziram, ou os tinham utilizado”.

Deverá o acesso a este lugar tão misterioso quanto perigoso ser facultado ao homem comum?

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:


Umberto Eco nasceu em Alessandria (Itália) em 1932 e faleceu este ano, no dia 19 de fevereiro. Licenciou-se em 1956 na Universidade de Turim com uma tese sobre estética medieval.

Foi professor de semiótica na Universidade de Bolonha e conhecido ensaísta, tendo na obra O nome da rosa, a sua primeira incursão no domínio do romance.

Na biblioteca existe outros títulos publicados, que poderá consultar aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário