segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Livro do Mês – Janeiro 2016

No mês em que se recorda as vítimas do Holocausto a biblioteca escolar propõe como leitura o livro de Patrick Modiano, intitulado “Dora Bruder”.

O autor após a leitura de um pequeno anúncio num jornal com cerca de 50 anos, sobre o desaparecimento de uma jovem de 15 anos – Dora Bruder – ficou com vontade de saber um pouco mais sobre ela: Porque teria fugido? Teria regressado?

Na realidade, pouco mais soube sobre Dora Bruder, além de ser judia, residente em Paris na época da ocupação alemã, onde foi capturada e embarcada para Auschwitz após ter estado detida noutros locais.

Esta obra faz jus ao galardão atribuído a Patrick Modiano em 2014, pela Academia Sueca que, no comunicado, elogiou «a arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inacessíveis e nos revelou a vida quotidiana sob a Ocupação».

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

Patrick Modiano nasceu em Boulogne-Billancour, nos arredores de Paris, em julho de 1945, e publicou o seu primeiro romance (La Place de l’Étoile) em 1968. Com "Rue des Boutiques Obscures", obteve em 1978 o Prémio Goncourt. Em 1972, recebeu o Grande Prémio de Romance da Academia Francesa com "As Avenidas Periféricas". Considerado hoje um dos mais importantes escritores franceses, e autor de uma vasta obra, foi distinguido com o Grande Prémio Nacional das Letras e com o Prémio Nobel da Literatura de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário