segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto:
Encontro com a jornalista Patrícia Carvalho



Assinala-se, anualmente, a 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.

Trata-se de um dia de lembrança, em nome dos milhões de vítimas da perseguição nazi: judeus, ciganos, homossexuais, políticos, artistas, doentes, entre outros, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial.

A data foi escolhida por possuir um significado muito especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, pelas tropas da União Soviética.

E porque é uma data para refletir e para recordar sempre, o Grupo de Recrutamento de História conjuntamente com os Clubes Entre-Culturas e Europeu promovem o encontro com a jornalista Patrícia Carvalho, autora da obra “Portugueses nos campos de concentração nazis”, que realizará uma conferência no auditório da ESA, no dia 27 de janeiro, pelas 11H45, à qual se sucederá a sessão de autógrafos.

A Biblioteca Escolar associa-se a esta iniciativa promovendo a feira de autor, a qual conta com o apoio da Livraria Letras com História. O livro “Portugueses nos campos de concentração nazis” encontra-se assim à venda, durante esta semana (de 25 a 28 de janeiro), a preço de feira, na BE/CRE da ESA.

Entusiasme-se com o booktrailer:



Veja o livro por dentro >>

Aqui fica uma pequena nota biográfica da autora.

Patrícia Carvalho nasceu em 1975, no Porto, onde trabalha e reside. 

Frequentou o curso de Ciências da Comunicação, da Universidade Nova de Lisboa, que concluiu em 1997. Estagiou no Jornal de Letras, porém preferiu abandonar a capital e regressar à Cidade Invicta. Aqui trabalhou em vários jornais e revistas, como o Comércio do Porto, a Grande Reportagem, a Visão ou Sábado

Em 2008 ingressou no Público, "Portugueses nos campos de concentração nazis" é o seu primeiro livro que resultou de uma investigação que deu também origem à reportagem homónima publicada em 2014 pelo jornal, vencedora, entre outros, do prémio Melhor Reportagem Multimédia, atribuído nesse ano pelo Observatório do Ciberjornalismo.

FONTE: VOGAIS, Editora [Em linha] [Consult. Em 25/01/2016 ]. Disponível em http://www.vogais.pt/livros/portugueses-nos-campos-de-concentracao-nazis

Sem comentários:

Enviar um comentário