terça-feira, 5 de março de 2024

Proibido Ler!

 

 #rbe50anos25abril e #50anos25abril



No âmbito da comemoração do 50.º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 a biblioteca da ESA dá continuidade à atividade: "A Biblioteca dos livros proibidos e censurados do Estado Novo".

Este mês elegemos um livro que por uma situação inusitada acabou por não ser censurado, nem o seu autor perseguido pela polícia política. Trata-se de "Dinossauro Excelentissimo", de José Cardoso Pires, que consiste numa fábula satírica que retrata a vida de Salazar, a ditadura e o Portugal do Estado Novo, escrito num tom bastante irónico e amargurado.

O livro acabara de sair, em 1972, e o deputado da «ala liberal» Miller Guerra afirmou na Assembleia Nacional que não havia liberdade em Portugal. Para o contrariar, o deputado Casal-Ribeiro (ultraconservador) perguntou-lhe, precipitadamente:

«V. Exa. falou no falso conceito de liberdade. E eu pergunto o seguinte: V. Exa. quer mais liberdade do que aquela que nós vivemos neste momento, quando se permite, por exemplo, a saída de um livro ignóbil chamado Dinossauro Excelentíssimo?» (Diário da Sessões, n.º 201, 29 nov. 1972, p. 3960-3961).

Apontado estupidamente como um exemplo da liberdade, a Censura ficou sem capacidade de atuar, em relação ao livro e ao seu autor. E foi um verdadeiro sucesso, com seis edições em 1972-1973.



Título:
Dinossauro Excelentissimo


Autor:
José Cardoso Pires


Edição:
5.ª ed.


Publicação:
Amadora : Bertrand, imp. 1973


N.º páginas:
105 p.



Sem comentários:

Enviar um comentário