segunda-feira, 11 de março de 2024

Poesia-ciência aquática com Marina Palácio

Promovido pela biblioteca escolar em parceria com as professoras Elisa Sá e Isabel Silva decorreu no dia 8 de fevereiro o encontro com a ilustradora, autora de banda desenhada, realizadora de cinema de animação e artista-educadora das «Oficinas de Leitura e Criatividade - Educação pelo Livro, Arte e Natureza» - Marina Palácio.

O encontro inserido no contexto da disciplina de Desenho A, contou com a participação dos alunos do Curso de Artes Visuais do 10.º, 11.º e 12.º anos, nas três sessões realizadas.

Em cada uma das sessões, após uma breve introdução, Marina Palácio tomou a palavra e cativou, a plateia, graças à sua facilidade de comunicação, à experiência sensorial a que submeteu os presentes,  à mensagem que veiculou e à atividade que promoveu.

A partir do livro "O tratado do silêncio" deu a conhecer a beleza do mar profundo e a singularidade dos seres vivos que o habitam a mais de 1000 metros de profundidade, muitos dos quais ainda desconhecidos por nós.

Perante a questão "Como serão os belos e estranhos habitantes bioluminescentes do mar profundo?" os alunos criaram diferentes seres marinhos a que tiveram de dar o nome, definir o comportamento, situar num oceano, e mencionar outras características.

Aqui ficam algumas imagens destas sessões:











Sem comentários:

Enviar um comentário