Título: porquê ensinar sobre o Holocausto?
Autor: UNESCO
Ano de publicação: 2019
N.º páginas: 24 p., il.
"A história do genocídio perpetrado durante a Segunda Guerra Mundial não pertence apenas ao passado. É uma 'história viva' que diz respeito a todos nós, independentemente da nossa origem, cultura ou religião. Ocorreram outros genocídios após o Holocausto em vários continentes. Como podemos retirar melhores lições do passado?” 
Irina Bokova, Diretor Geral da UNESCO 
27 de janeiro de 2012
“Quer viva na África Central, na China, no Pacífico Sul ou na Suíça, tem de estar ciente do perigo que o genocídio representa. Em última instância, educar sobre o Holocausto significa afastar a humanidade o mais longe possível dessa forma extrema de assassinato em massa". 
Yehuda Bauer, Historiador, UNESCO, 
31 Janeiro de 2012
"O  século  XX  e  o  início  do  século  XXI  foram  uma  época  de  atos  incomparáveis  de  genocídio  e  atrocidades  em  massa.  Os  Herero,  os  Arménios,  o  Holocausto  e  outros  crimes  Nazis,  crimes  Estalinistas,  o  Camboja, Timor Leste, Ruanda, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Darfur, República Democrática do Congo ... a lista continua.
(pág. 22)
O Holocausto foi um ponto de viragem na história da humanidade. Entender o genocídio do povo Judeu e outros crimes perpetrados pelo regime Nazi continua a ser de grande importância no mundo moderno. Independentemente de onde vivemos ou de quem somos, aprender sobre esta história universal pode ajudar a envolver os alunos numa reflexão crítica sobre as raízes do genocídio e sobre a necessidade de promover a paz e os direitos humanos para evitar tais atrocidades no futuro. Esta breve introdução proporciona uma visão geral e essencial relativamente à educação sobre o Holocausto, que pode apoiar tanto criadores de políticas, como educadores e estudantes na compreensão do genocídio e por que é vital continuar a ensinar sobre o Holocausto nos dias de hoje.
UNESCO
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