quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Como a inteligência artificial afeta a aprendizagem



A inteligência artificial (IA) foi, sem dúvida, a palavra da moda em 2023. Temos IA em todo o lado, da mesma forma que há alguns anos o prefixo «Smart» foi colocado em qualquer coisa (vi na Amazon até uma Smart-torradeira…). Não tenho dúvidas de que a Inteligência Artificial vai representar uma revolução na forma como trabalhamos comparável à que houve quando o e-mail e a internet chegaram a todos os escritórios, mas também estou convencido de que estas revoluções levam o seu tempo. Ainda falta o suficiente para que possamos dizer que a Inteligência Artificial é imprescindível para o nosso trabalho como agora é o e-mail, por exemplo.

No entanto, é tal a magnitude da mudança que é bom prepararmo-nos. Os rapazes e raparigas que estão agora na escola começam a usar a Inteligência Artificial no seu dia-a-dia de modo que, quando daqui a alguns anos se juntarem ao mercado de trabalho, terão totalmente interiorizado trabalhar com uma IA. Trago para a discussão um estudo muito interessante intitulado «Impact of AI Assistance on Student Agency», onde se investiga como começa a mudar a forma como os alunos estão a aprender e o quão dependentes podem tornar-se da IA.

No estudo, os alunos que participaram foram divididos em três grupos. No grupo 1, chamado grupo de assistência de IA, cada aluno tinha um assistente digital que lhes dava conselhos contínuos sobre como melhorar suas atividades, avaliando constantemente o seu trabalho e oferecendo conselhos personalizados para, por exemplo, melhorar os comentários de texto que escreviam.

No grupo 2, grupo de lista de autocontrole, em vez de um assistente digital, cada aluno tinha uma lista de verificação para autoavaliar o seu trabalho, com perguntas referentes aos seus comentários de texto, tais como se tinham identificado claramente as ideias principais do texto, se o comprimento do comentário era adequado ou se a variedade de vocabulário empregado era suficiente. O aluno revia essa lista e podia identificar por si mesmo as suas áreas de melhoria.

No grupo 3, o grupo híbrido humano – IA, tanto a IA como a lista de verificação foram disponibilizados aos participantes. Finalmente, a ideia do estudo era avaliar qual o grupo que mostrava maior melhoria nos seus resultados e qual o método que lhes dava mais autonomia.

O resultado do estudo é muito interessante e aplicável a qualquer aspecto de trabalho. O grupo com assistência de IA melhorou os resultados, mas tornou-se absolutamente dependente da IA. Quando ela foi dispensada, o desempenho dos alunos caiu drasticamente. Ou seja, a IA foi uma ferramenta muito eficaz, mas não lhes serviu para aprender praticamente nada. O grupo híbrido humano – IA, teve um comportamento muito semelhante ao do grupo apenas IA, ou seja, a adição da lista de controle teve pouco efeito. Os alunos também se tornaram dependentes da IA.

Em suma, a IA é uma ferramenta muito poderosa, mas é verdade que usá-la gera uma espécie de falsa potencialidade. Parece que seremos capazes de fazer qualquer coisa, mas na realidade, não teremos nenhuma diferença uns dos outros. A IA gerará resultados mais ou menos semelhantes para todos, use quem a usar, se não formos capazes de aprender com ela ou melhor, de a incorporar nos nossos processos de aprendizagem. Os grandes fabricantes de software de inteligência artificial chamam aos seus aplicativos de «Copilot» (copiloto, no caso da Microsoft) ou Duet (Duo, no caso do Google) para enfatizar que a IA deve ser uma ajuda, um complemento. Mas o factor chave, aquele que dirige e marca as diferenças, deve ser a pessoa. Sem interiorizar isso, a inteligência artificial transforma-nos noutros robôs com pouca inteligência natural para aplicar.

Texto retirado de: 
BORGES, JF. TIC, Educação e Web. Disponível em https://jfborges.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário