segunda-feira, 30 de maio de 2022

Um autor por mês | Vergílio Ferreira

O Plano Nacional de Leitura pública mensalmente a rúbrica "Um autor por mês".

Em Maio o autor escolhido foi Vergílio Ferreira.

Aqui fica uma pequena apresentação do escritor transcrita da página do PNL2027:

"Vergílio Ferreira nasceu em Melo, uma pequena aldeia do concelho de Gouveia, no dia 28 de janeiro de 1916. Frequentou o Seminário do Fundão, que retratou no romance Manhã Submersa, e que Lauro António adaptou para o cinema, convencendo Vergílio Ferreira a participar no filme, no papel de Reitor do Seminário; e a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Clássica, e fazendo o estágio para professor no Liceu D. João III, atual Escola Secundária José Falcão.

Passou por Bragança, Évora e Faro, até ao Liceu Camões, em Lisboa, onde coincidiu com o aluno António Lobo Antunes que o descreve numa crónica (Retrato do Artista Quando Jovem) como “um professor de ruga atormentada na testa como se os rins da alma lhe doessem que atravessava o pátio do recreio torcido por incómodos metafísicos. Um colega mais instruído revelou-me que o professor se chamava Vergílio Ferreira e publicava livros”.

As cidades de Évora e Coimbra fazem parte do imaginário literário de Vergílio Ferreira, mas também a Serra da Estrela e a sua aldeia de Melo, que servem de cenário a densos e profundos textos do autor".

Conheça melhor o escritor Vergílio Ferreira no sítio dedicado ao autor e na página do Plano Nacional de Leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário