Com o objetivo de homenegear a Língua Portuguesa e a multiplicidade de vozes que a compõem elegemos como livro do mês uma obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, intitulada "A feira dos assombrados e outras estórias verdadeiras e inverosímeis", onde a fantasia, a ingenuidade do falar do povo, a poesia da linguagem falada, naquela mescla sui generis do português com a voz da terra africana marcam presença.
Neste livro de contos destaca-se em especial o conto, que dá título ao livro, no qual José Eduardo Agualusa dá azo à sua paixão pela história de Angola, nomeadamente pelo período final do século XIX, que se caracterizou pela presença portuguesa na ocupação da terra angolana.
Saiba mais >>
Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker Internacional, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award), em 2017.
Sem comentários:
Enviar um comentário