terça-feira, 31 de maio de 2022

Escola Aberta 2022 – balanço da iniciativa

Acolhemos entre os dias 24 e 27 de maio cerca de 180 alunos, 15 professores e 3 psicólogos escolares, provenientes de 4 escolas: EB Almeida Garrett, Escola Luís Madureira, EB Pedro D’Orey da Cunha e alunos de seis turmas da EB Roque Gameiro.

Recebemos igualmente o pai e a irmã de dois alunos da EB Pedro D’Orey da Cunha que acompanharam os educandos na visita aos diferentes espaços escolares, através dos quais inteiraram-se das diferentes atividades curriculares desenvolvidas e dos projetos e clubes existentes.

Os alunos percorreram diferentes espaços escolares, através dos quais inteiraram-se das diferentes atividades curriculares desenvolvidas e dos projetos e clubes existentes.

No acompanhamento dos visitantes foram envolvidos 13 docentes e 18 alunos que se disponibilizaram a orientar e apoiar os nossos convidados durante a visita aos diferentes espaços e enquanto permaneceram na escola.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Um autor por mês | Vergílio Ferreira

O Plano Nacional de Leitura pública mensalmente a rúbrica "Um autor por mês".

Em Maio o autor escolhido foi Vergílio Ferreira.

Aqui fica uma pequena apresentação do escritor transcrita da página do PNL2027:

"Vergílio Ferreira nasceu em Melo, uma pequena aldeia do concelho de Gouveia, no dia 28 de janeiro de 1916. Frequentou o Seminário do Fundão, que retratou no romance Manhã Submersa, e que Lauro António adaptou para o cinema, convencendo Vergílio Ferreira a participar no filme, no papel de Reitor do Seminário; e a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Filologia Clássica, e fazendo o estágio para professor no Liceu D. João III, atual Escola Secundária José Falcão.

Passou por Bragança, Évora e Faro, até ao Liceu Camões, em Lisboa, onde coincidiu com o aluno António Lobo Antunes que o descreve numa crónica (Retrato do Artista Quando Jovem) como “um professor de ruga atormentada na testa como se os rins da alma lhe doessem que atravessava o pátio do recreio torcido por incómodos metafísicos. Um colega mais instruído revelou-me que o professor se chamava Vergílio Ferreira e publicava livros”.

As cidades de Évora e Coimbra fazem parte do imaginário literário de Vergílio Ferreira, mas também a Serra da Estrela e a sua aldeia de Melo, que servem de cenário a densos e profundos textos do autor".

Conheça melhor o escritor Vergílio Ferreira no sítio dedicado ao autor e na página do Plano Nacional de Leitura.

quinta-feira, 26 de maio de 2022

AmadoraEduca 2022



De 30 maio a 1 junho, o Parque da Ilha Mágica do Lido recebe mais uma edição do AmadoraEduca, iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Amadora, que reúne as escolas e os alunos do concelho da Amadora, e que dá a conhecer os projetos educativos desenvolvidos ao longo do ano letivo pelos agrupamentos de escolas, no âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Projetos Socioeducativos.

Através da dinamização de atividades lúdicas, pretende-se acima de tudo proporcionar às crianças momentos de diversão, bem como promover a troca de experiências e a partilha de conhecimentos e saberes, com o objetivo de se estabelecerem redes de comunicação e de trabalho integrado entre as várias escolas da rede pública do Município dos diferentes graus de ensino.

No dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança, o AmadoraEduca está aberto a todos.

Nesse dia, das 09h00 às 20h00, miúdos e graúdos estão convidados a visitarem aquele espaço, onde a animação é permanente, com muitas atividades a decorrer.

A entrada é livre.


Parque da Ilha Mágica do Lido - Venteira

Horário:

30 e 31 de maio: 9h00 às 17h30 (acesso exclusivo às escolas)

1 de junho: 09h00 às 20h00 (público em geral)

terça-feira, 24 de maio de 2022

Clube de leitura | "A jangada de pedra"


CLUBE DE LEITURA | Hemeroteca Municipal de Lisboa

DATA/HORA: 31 de Maio, 16h30

LOCAL: Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica (parceria) | Rua Lúcio de Azevedo, 12-A

CONTACTOS: hemeroteca@cm-lisboa.pt | T Geral: 218172430

PÚBLICO-ALVO: Adulto

TIPO DE ACESSO: gratuito mediante inscrição prévia.

A sessão insere-se na Comemoração do Centenário de Nascimento de José Saramago (1922-2022), da Rede BLX.

LIVRO: Jangada de Pedra (1986) de José Saramago (1922-2010)

segunda-feira, 23 de maio de 2022

Um planeta, um oceano

Mobilizar a ciência para salvar o oceano




A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (IOC) é o órgão das Nações Unidas responsável por apoiar a ciência e os serviços oceânicos globais. O COI permite que os seus 150 Estados membros trabalhem juntos para proteger a saúde de nosso oceano partilhado, coordenando programas em áreas como observações oceânicas, alertas de tsunami e planeamento espacial marinho.

Desde que foi estabelecido em 1960, o COI forneceu um foco para todos os outros órgãos das Nações Unidas que trabalham para entender e melhorar a gestão dos nossos oceanos, costas e ecossistemas marinhos. 

Hoje, o COI apoia todos os seus Estados Membros para construir a sua capacidade científica e institucional para alcançar as metas globais, incluindo a Agenda 2030 da ONU e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas e o Quadro de Sendai para Redução de Riscos de Desastres.

Fonte:

domingo, 22 de maio de 2022

Dia Internacional da Biodiversidade



O Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado no dia 22 de maio e visa alertar a população para a necessidade e a importância da preservação da diversidade biológica. Esta comemoração foi proclamada pelas Nações Unidas a 22 de maio, data que adotou o texto final da Convenção da Diversidade Biológica, em 1992.

O tema desde ano incide sobre Construir um futuro partilhado para toda a vida, tendo sido escolhido para dar continuidade ao fomento e apoio do quadro global de biodiversidade pós-2020 que será adotado na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade #COP15. 

​A biodiversidade continua a ser a resposta a vários desafios de desenvolvimento sustentável. De soluções baseadas na natureza ao clima, questões de saúde, segurança alimentar e hídrica e meios de subsistência sustentáveis, a biodiversidade é a base sobre a qual podemos construir melhor. 

Mais informações >>



Fonte:
Turismo de Portugal. Dia Internacional da Biodiversidade Acedido em http://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-internacional-da-biodiversidade.aspx

sexta-feira, 20 de maio de 2022

Escola Aberta 2022



Com o fim das restrições impostas, nestes dois últimos anos, pela pandemia, a ESA retoma uma das iniciativas que envolve a participação de toda a Comunidade Escolar - A Escola Aberta.

Embora com moldes diferentes daqueles que sempre caracterizaram esta atividade, o Órgão da Direção do Agrupamento não deixou de convidar os alunos de 9.º ano das escolas não agrupadas do Concelho e do nosso Agrupamento.

Contamos assim com a visita, distribuída ao longo dos dias 23 a 27 de maio, de turmas das Escolas Luís Madureira, EB Miguel Torga, EB Almeida Garrett e EB Roque Gameiro.

Como sempre todos são muito bem-vindos.

terça-feira, 10 de maio de 2022

A de Acolher



A Rede de Bibliotecas Escolares desenvolveu uma plataforma de apoio aos docentes no processo de acolhimento de estudantes refugiados no nosso país, a qual reúne um conjunto de recursos (de produção mais antiga ou mais recente, de curadoria, de partilha,..., a que deu o nome de A de acolher.

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Livro do Mês – Maio de 2022

Com o objetivo de homenegear a Língua Portuguesa e a multiplicidade de vozes que a compõem elegemos como livro do mês uma obra do escritor angolano José Eduardo Agualusa, intitulada "A feira dos assombrados e outras estórias verdadeiras e inverosímeis", onde a fantasia, a ingenuidade do falar do povo, a poesia da linguagem falada, naquela mescla sui generis do português com a voz da terra africana marcam presença.


Neste livro de contos destaca-se em especial o conto, que dá título ao livro, no qual José Eduardo Agualusa dá azo à sua paixão pela história de Angola, nomeadamente pelo período final do século XIX, que se caracterizou pela presença portuguesa na ocupação da terra angolana.

Saiba mais >>

Fica aqui uma pequena nota sobre o autor:

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker Internacional, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award), em 2017.

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Dia Mundial da Língua Portuguesa


Comemora-se hoje, dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Sabes que a língua portuguesa...

  • tem mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes; 
  • é a 5.ª língua mais falada no mundo; 
  • é língua oficial em 9 países;
  • é a língua mais falada no hemisfério sul;
  • irá ter, até ao final deste século, mais de 500 milhões de falantes.

Celebra este dia a ler um texto, ou uma obra, de um autor em língua portuguesa.

Para mais informações >>

terça-feira, 3 de maio de 2022

Ranking dos países com liberdade de imprensa



Consulte o mapa interativo disponibilizado pelos Repórteres sem Fronteiras.

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa


Todos os anos a Unesco escolhe um tema para marcar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio. Este ano, o foco é “Jornalismo sob cerco digital: a era digital e o impacto na liberdade de expressão, na segurança dos jornalistas, no acesso à informação e na privacidade”. 

O tema justifica-se pela necessidade de chamar a atenção para o valor e papel essenciais de uma imprensa livre e independente. Esta é alvo de ataques e de perseguições, que visam o silenciamento dos profissionais, da não garantia da privacidade e segurança dos dados obtidos nas investigações jornalísticas e da proliferação de desinformação e de discurso de ódio, resultantes, muitas vezes, da falta de transparência e de responsabilização das empresas de tecnologia. Isso foi sublinhado na Declaração de Windhoek + 30 para que as empresas de tecnologia “trabalhem para garantir a transparência em relação aos seus sistemas humanos e automatizados”.

Saiba mais >>

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Jogo de tabuleiro "Oceanos com vida"



A Casa das Ciências disponibiliza um jogo de tabuleiro de cariz educativo que aborda vários assuntos relacionados com os oceanos de uma forma bastante interativa e divertida.

Ver cartões do jogo.

Ver dados e peões.

Ver regras do jogo.

Ver tabuleiro.