"Uma comunidade linguística não é um casaco que possa esquecer-se em qualquer canto, é uma pele comum queimada aqui e ali por sóis diferentes" (Eduardo Lourenço - 1954).
A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.
Em 2019, a 40.ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa", tendo sido este idioma integrado no restrito grupo de outras seis línguas com idêntico reconhecimento. .
Com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, a Língua Portuguesa é a 4.ª língua mais falada a nível mundial, a 3.ª língua europeia mais falada, sendo também a língua mais falada no hemisfério sul. É ainda o idioma oficial ou de trabalho em 32 organizações internacionais.
Há países de Língua Portuguesa na União Europeia, na Conferência Ibero-Americana, no Mercosul, na União Africana, na Zona Tripartida de Livre-Comércio (ZTLC) e na Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
A UNESCO convida todos a partilhar o vídeo “Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma língua, tanto para unir”, que foi criado pela agência DDB Portugal.
Fonte:
LER EDUARDO LOURENÇO (blog); "Do Brasil", post. 12.04.2012(Em linha) (Consult. 05.05.2021)Disponível em http://leduardolourenco.blogspot.com/2012/04/
UNESCO; "Dia Mundial da Língua Portuguesa", (Em linha) (Consult. 05.05.2021)Disponível em https://pt.unesco.org/commemorations/portuguese-language-day
Sem comentários:
Enviar um comentário